September 1, 2017
Eduardo
Arantes

Como escolher um gerenciamento de APIs corretamente

Gerenciamento de APIs? Com plataforma?

Você já deve saber que estamos vivendo a Era das APIs.Porém, não é só abrir seus dados e correr para o abraço. Uma camada de gerenciamento, com uma plataforma dedicada, é necessário para todo negócio que quer uma estratégia de APIs eficiente.Mas primeiro, vamos definir plataforma de APIs:Middleware que desenvolvedores usam para publicar e configurar interfaces e que aplicações acessam para se conectar a dados de serviços de que necessitam.

Veja então quatro grandes motivos para usar uma plataforma de gerenciamento para sua API:

1 - Integrações

Para desenvolver aplicativos móveis para clientes, parceiros e funcionários (veja as vantagens de cada um dos tipos de API nesse artigo), você precisa de um bom desempenho em conexões sem fio.Ou seja, é necessário usar boas APIs RESTful, com acesso em tempo de execução e design voltado aos serviços de dados que estão sendo consumidos.Pense nisso como uma tecnologia de conexão com a nuvem que leva e traz dados, da forma segura que o aplicativo móvel necessita.E, à medida que as apps ficam mais e mais transacionais, fica crítica a necessidade de usar interfaces completas e práticas como as APIs.Portanto, uma plataforma é fundamental para assegurar o nível de integrações cada vez maior do seu negócio.

2 - Sustentação

A complexidade e abrangência dos serviços de dados das APIs estão crescendo de forma exponencial.Os aplicativos móveis cada vez mais sofisticados e interessantes, com mais conexões, conteúdo e colaboração, também empurram as barreiras de todos os pontos em que tais integrações ocorrem.Ou seja, as interfaces RESTful dão os meios, mas ainda é necessário um sistema que sustente o grande volume.Esse gap é ocupado pelas plataformas de gerenciamento.

3 - Flexibilidade

Hoje, estar atualizado com Android e iOS é o suficiente para a maioria dos negócios.Mas a qualquer momento pode ser necessário suportar serviços em novos sistemas ou até em sistemas que hoje são de pequeno alcance, mas que podem despontar no futuro.Também é interessante pensar na variedade de dispositivos smart (como os wearables) e com sensores. Uma API RESTful oferece uma barreira de baixa resistência para entrada em qualquer um desses meios.E se sua API for pública, talvez você nem precise escrever código para a nova plataforma, uma vez que a comunidade de desenvolvedores ajuda a cumprir tal necessidade.

4 - Autonomia

As plataformas oferecem ao seu time de TI todas as ferramentas para gerenciar as transações e acessos aos seus servidores.Isso porque você não tem recursos infinitos para colocar à disposição de seus usuários, clientes e parceiros.Se você tem um smartphone, sabe que a tendência a checar seu status em redes sociais, mensagens, emails, notícias, etc., é muito maior do que se fazia quando tudo o que tínhamos eram desktops.Em termos de aplicativos, cada um deles pode absorver uma grande quantidade de dados de sua API, de modo que sua alocação de recursos (de rede, banco de dados, financeiros) para cada aplicativo deve ser feita de modo controlado e inteligente.

Como escolher a plataforma de APIs certa?

Existem vários fornecedores de plataformas. Em quais características eu devo me atentar ao analisar uma plataforma?Depende do que você precisa.Escolher a tecnologia certa é um passo importante, porque você provavelmente vai usar a mesma tecnologia por muito tempo. Então, considere os seguintes aspectos:

O que importa mais para o meu negócio?

Segurança? Custo? Escalabilidade para novos mercados? Tudo isso?Cada caso é um caso e, definitivamente, estabelecer suas prioridades é o primeiro passo para você continuar o processo de decisão.

Sistemas Legados

Como será a interação dos sistemas legados (aqueles que já estão sendo usados) com a nova plataforma de gerenciamento de API?Uma forma de pensar muito interessante aqui é criar uma “plataforma de engajamento” da API, agregando a plataforma de gerenciamento, o desenvolvimento de aplicativos, as operações de middleware e outros sistemas atrelados.Esse será um centro de custos do seu negócio e as etapas do processo todo devem conversar de forma fluída.Essas diretrizes devem ajudá-lo a encontrar uma boa solução para as suas necessidades com APIs.--Gostou, mas ainda não sabe como criar sua API? Confira nossas dicas de Design de APIs e como criar uma API sensacional.Ou entre em contato direto com a Sensedia.[activecampaign form=62]

Como escolher um gerenciamento de APIs corretamente

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo