October 14, 2016
Lucas
Tempestini

Como funcionam os DMA (Direct Market Access) e como as APIs estão mudando o mercado financeiro.

Como funcionam os DMA (Direct Market Access) e como as os APIs impactam.

O mercado financeiro sempre foi um setor bem agitado, quando pensamos em bolsa de valores logo vem à mente um salão enorme cheio de profissionais comprando e vendendo ações em meio a muito falatório. Porém, graças à tecnologia, esse cenário descrito ficou para trás há algum tempo.Hoje em dia, as negociações on-line mudaram a forma de trabalho do setor financeiro. Neste artigo falaremos sobre como as APIs tornaram possível a criação de um sistema inovador no mundo do investimento chamado: DMA (Direct Market Access). Acompanhe nosso post!

O uso das APIs no mercado financeiro

Geralmente uma API é criada quando uma empresa tem o objetivo de que outros desenvolvedores possam se integrar a sua plataforma ou produto e criar novos produtos associados ao seu serviço. No ramo financeiro temos um ótimo exemplo de como as APIs impactam empresas, Bancos têm adotado estratégias de Open Banking, abrindo dados com segurança para parceiros. Isso permite que outras companhias e Fintechs criem serviços inovadores sobre suas plataformas.Os DMA normalmente oferecem soluções de tecnologia que possibilitam a integração do mercado financeiro em todo o mundo, de modo que um investidor pode acompanhar as bolsas de valores em diferentes países.Um exemplo de API para o setor financeiro é o BBVA Market. Em uma entrevista, o chefe de criação do sistema Shamir Karkal apontou a importância da aplicação para a construção de serviços de qualidade.Através dessa categoria de software, as plataformas de Direct Market Access  vem sendo aprimoradas, beneficiando o mundo dos investimentos. Quer conhecer esse serviço que está mudando a área financeira? Leia o próximo tópico!

A inovação Direct Market Access

DMA é um serviço que permite a compra e venda de ações por investidores privados por meio de corretoras, direto no livro de encomendas da bolsa de valores. Em Londres, esse sistema tem ajudado investidores privados a terem as mesmas oportunidades de negócios que profissionais financeiros experientes.Na bolsa de valores, por meio de um corretor, o investidor privado envia uma ordem de compra para um RSP (retail service provider), que é um especialista de mercado para executar a negociação. Com o DMA, o investidor tem maior controle sobre seus pedidos e pode colocar suas ordens diretamente no mercado central, em que poderá concorrer igualmente com outras empresas investidoras.Você já deve ter percebido a essa altura que as plataformas de DMA precisam estar integradas com outros prestadores de serviços, e obviamente isso é feito através de APIs.

Benefícios do sistema DMA

Essa ferramenta inovadora está inserindo novos investidores no mercado de ações devido à sua forma prática de funcionamento. Dentre os muitos benefícios oferecidos pelo serviço, podemos destacar:

Eficiência

O sistema tem alto desempenho, sigilo, transparência e segurança por meio da estabilidade das plataformas integradas através de APIs.

Equilíbrio na concorrência

Como já citado, o DMA democratizou o mundo dos investidores, uma vez que empresas sem tradição na compra de ações e investidores privados têm a mesma oportunidade de grandes companhias em oferecer suas propostas no livro de ofertas de compra e venda — ou seja, ganha quem fizer o melhor lance.

Visibilidade das ofertas

Todas as ofertas de ações ficam visíveis e disponíveis para os interessados por meio do DMA. Dessa forma, os investidores podem acompanhar o livro de ofertas e encontrar o negócio ideal para sua necessidade, além de ver as cotações de mercado das diversas ações em tempo real.

Envio de ordens

No sistema, a empresa que queira vender suas ações tem a opção da ordem limitada, ou seja, pode delimitar o valor mínimo para que a ordem seja executada. Essa oferta é enviada imediatamente ao sistema do pregão para a visualização de outros investidores.

Participação efetiva nos leilões

O DMA permite que o investidor participe do leilão de pré-abertura — em que, minutos antes da abertura do pregão, é permitido registrar ofertas — e do leilão de fechamento. Nesses dois momentos, negócios importantes podem ser disponibilizados e por isso é fundamental participar deles.Podemos esperar que a tecnologia nos surpreenda ainda mais no futuro e as APIs continuarão dando uma enorme contribuição para isso.Quer ver mais sobre como as APIs estão mudando a cara do setor financeiro? Leia essa artigo sobre Open Banking!

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo