March 24, 2016
André
Lao

As APIs que você precisa conhecer: Nerds e Geeks

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

Somos todos Nerds!

Quem tem alguma coisa a ver com tecnologia, seja trabalhando com isso ou apenas gostando do assunto, deve estar acostumado a ser rotulado como nerd. Inclusive você, nosso caro leitor, já deve ter sido chamado assim alguma vez na vida. Mas por que será que isso acontece? Ou melhor, o que é ser nerd?Antes de cair de cabeça no assunto de hoje, você já conferiu os outros artigos da Série As APIs que você precisa conhecer? Já temos mais de 10 posts dessa série, com APIs sobre Financeiro, Turismo, Música e muito mais!Não deixe de conferir ;)Voltando às nerdices, segundo a Wikipedia, uma das explicações para o surgimento do termo é que ele nasceu no final da década de 1950 como uma sigla para designar aqueles que trabalhavam no Northern Eletric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Eletric, do Canadá), porque as pessoas que ali trabalhavam tinham o hábito de passar noites em claro se dedicando às suas pesquisas.Familiar?A partir da década de 60, entretanto, o termo passou a ser utilizado de forma pejorativa, caracterizando pessoas com inteligência acima da média, que preferiam estudar e realizar atividades consideradas introspectivas do que se relacionar socialmente. Esse esterótipo do cara gordinho, viciado em estudar, jogar videogames e mexer naquele bicho estranho chamado computador, que nunca sabia o que falar perto das garotas e que sofria bullying na escola perdurou por anos. Mas no século XXI a Revolução dos Nerds trouxe uma mudança radical para o termo: agora ser nerd é cool.

Tweet isso: Agora ser nerd é Cool

Vemos pelas ruas pessoas usando camisetas com temas relacionados a games, seriados e desenhos animados e a informática não só virou uma área profissional como tem ganhado a cada segundo mais espaço na vida de toda a população.Já perdi a conta de quantas pessoas vi na rua com a camisa do Batman!O estereótipo do nerd evoluiu, assim como a tecnologia (guardadas as devidas proporções, é claro), mas os dois, nerd e tecnologia, que eram parceiros desde os tempos da brilhantina, continuam de mãos dadas até hoje. Para exemplificar e comemorar de maneira atrasada essas Bodas de Ouro, vamos conhecer algumas APIs Nerds!

APIs para nenhum nerd botar defeito

API de uma galáxia muito, muito distante

É claro que estamos falando da API de Star Wars! Com uma fonte de acesso a um banco de dados completo sobre os filmes criados por George Lucas, você pode encontrar informações sobre personagens de todas raças e espécies, naves, monstros, planetas e muito mais!

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

A API também é muito versátil. Sem necessidade de nenhum tipo de autenticação (ou seja, totalmente aberta e pública), o acesso aos recursos pode ser feito via CURL ou ainda através das bibliotecas para várias linguagens populares.De maneira bem simples, ao requisitar as informações do personagem Luke Skywalker, por exemplo, você verá a altura, peso, cor de cabelo, pele e olhos, ano de nascimento, filmes em que ele aparece, qual sua espécie e quais veículos ele usa!Demais, não é?O responsável pela criação nessa API é Paul Hallett. A ideia do nerd assumido veio depois de perceber que “se você fornecer dados facilmente, alguém irá consumi-los” — em suas próprias palavras.

APIs você irá implementar

Ainda sobre o mundo interespacial mais amado pelos nerds, temos uma outra API criada especialmente para um personagem que de maneira invertida falar as coisas gosta! O sábio Mestre Jedi Yoda ganhou a “The Yoda Speak Generation”, uma API que converte qualquer frase para o modo Yoda de falar.

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

Por exemplo, se você escrever “This API is very awesome!”, a API retornará “Very awesome this API is! Hmmmmm.”. São reconhecidas apenas frases em inglês, mas mesmo assim te garanto que dá pra passar horas brincando de Yoda ser.

Temos que pegar

A terceira API nós trouxemos é especialmente pra você, que passou boa parte da infância (talvez adolescência e até um pouco da vida adulta) tentando ajudar o Ash e seus amigos a capturar todos os Pokémons, seja atrás da TV ou segurando um Game Boy.

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

Também criada por Paul Hallet, a Pokéapi funciona como uma Pokedex online e permite que, com apenas uma requisição, você descubra o nome do Pokémon, qual é seu tipo, suas evoluções, seus ataques e em quais games ele aparece. Vale ressaltar que o banco de dados possui informações completas de mais de 720 pokémons. Uau!Nós falamos um pouco mais sobre essa API nesse post.

Nerds amam esportes!

Ué, mas nerd não gosta de esporte, certo? Errado! É claro que o nerd gosta de esportes, ainda mais se for em um game que faz o jogador se dedicar ao máximo em traçar estratégias para vencer. Essa é a ideia do Fantasy, um jogo semelhante ao brasileiro Cartola, onde você deve fazer o papel de técnico de um time de futebol americano, traçando suas estratégias e, principalmente, escolhendo os jogadores que irão atuar nos jogos.

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

Se eles mandarem bem em seus times na vida real, parabéns, você ganhou muitos pontos. Caso eles não tenham um dia muito bom, você pontua menos. No jogo, você tem uma quantidade limitada de dinheiro disponível para escalar seu time, e claro que os jogadores mais caros são os que estão em melhor fase, então é necessária uma boa administração do budget virtual. Pensando nisso, um grupo de amigos nerds nos Estados Unidos criaram a Fantasy Footbal API, que reúne informações como

  • os times da NFL (a principal liga de futebol americano do mundo);
  • seus resultados em jogos;
  • todos os jogadores da Liga;
  • quantas vezes eles figuraram nos rankings de melhores jogadores;
  • e etc.

A API possui três versões, sendo somente uma delas gratuita, mas que permite o acesso a boa parte das informações. Gostou? Monte sua equipe no Fantasy e aproveite a Fantasy Footbal API para marcar vários touchdowns!

Super APIs

Para fechar com chave de ouro nossa lista, não poderíamos deixar de fora um dos principais motivos para a popularização das nerdices: Marvel!

Ser nerd está na moda. E nós, como nerds assumidos, queremos celebrar essa moda! Confira nossa lista com algumas de nossas APIs nerds preferidas.

As criações dessa magnífica empresa influenciam nossa sociedade e cultura e estão cada vez mais presentes em conversas e notícias do dia-a-dia.Além dos filmes, que estão fazendo um enorme sucesso, os quadrinhos já existem há mais de 70 anos e agora estão todos classificados e catalogados nessa API.Personagens, eventos, edições dos quadrinhos, séries, e até o perfil dos criadores, roteiristas e desenhistas!A Sensedia já ajudou a organizar um Hackathon sobre essa API e também já fizemos um post só sobre ela. Você pode conferir aqui.Pela qualidade da API e relevância dela no mundo do entretenimento, essa é, com certeza, uma de nossas APIs preferidas.

Nerds amam APIs

Pelo tanto de coisas bacanas que é possível fazer com uma API, e todos os apps envolvidos, a regra geral é simples: nerds amam APIs. De entretenimento e música a finanças e pagamentos.E é claro, assuntos estritamente nerds, como esses que mostramos acima!Conhece mais alguma API feita especialmente para nerds? Conta pra gente aqui nos comentários!---Curtiu o artigo?Você sabia que temos vários outros artigos sobre Games e APIs aqui no blog? Sim, basta clicar aqui ou na imagem abaixo para conferir ;)

Clique para conferir outros artigos sobre Games!

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo