Articles
7
min of reading
November 8, 2022

Abrindo a Kombi: como nosso Design Team lida com processos de Research

Carlos Souza
Product Designer
Product Designer at Sensedia
More about the author

A equipe de Design Team da Sensedia abriu as portas da Kombi para contar um pouco sobre nossos processos. Então bora falar de Research!

Qual a nossa visão de Research?

Para nós, é o coração de qualquer atividade/ação/processo que aplicamos! Buscamos sempre envolver Research em nosso dia-a-dia, seja em discovery, ideação, ou em validação. Além de embasamento para nossos argumentos, é o norte para refutar nossas hipóteses e é onde os nossos times se alinham.

Empresas que não aplicam ou não levam em consideração o processo de Research estão propícias aos impactos negativos sobre a construção e delivery de seus  produtos/serviços, nos principais aspectos:

- Construção de hipóteses com embasamento superficial (percepções do time e não dos usuários);

- Retrabalhos por falta de insumo (evidências) que consequentemente geram custos;

- Posicionamento da empresa afetado diretamente pela construção de produtos que não atendem às necessidades dos clientes.  

Nosso time tem se estruturado e aprimorado cada vez mais sobre os processos que colaboram e facilitam a construção de nossos produtos. Na imagem abaixo ilustramos parte dos nossos processos e o envolvimento “end-to-end” de Research.


O envolvimento dos processos de Research vão desde benchmarking, entrevistas com usuário, desk-research e em etapa de validação (de qualquer natureza!).
Digo de qualquer natureza porque vamos compartilhar um exemplo de “validação”.  Bora lá!

Atualmente a Sensedia vem passando por uma reformulação e estruturação em sua arquitetura de marcas, principalmente nos logotipos de seus produtos. Através de todo o processo de reformulação da marca, alguns destes logotipos já foram definidos.  Porém, surgiu a necessidade da organização e definir como estabelecer o posicionamento e a construção de marca para as soluções OPEN.

Com base em todo esse contexto, nós do Design Team e Marketing Team (Guilda), definimos  um conceito sobre a criação de uma nova arquitetura de marcas exclusiva para as soluções OPEN, além de um nome e padronização de um logotipo “global“ para qualquer segmento open (finance, insurance, health, dentre outros).

Propósito

O propósito do processo foi democratizar as decisões do time (VALIDAR) e aproximar diversas áreas da empresa a fim de envolvê-las na definição da nova marca.

Criação do formulário

Optamos pela criação de um formulário cujo objetivo foi entender, coletar feedbacks e validar o conceito da arquitetura, nome, proposta do logotipo “global“ e tipo das aplicações propostas para as soluções OPEN de modo geral.

A estrutura do formulário foi pensada para  dar contexto para o usuário: mostrando a arquitetura atual, a nova arquitetura OPEN, o nome proposto, dentre outros assuntos. Abaixo temos um exemplo da contextualização:

Foram criadas apenas 3 perguntas:

  • De modo geral, o que você achou sobre o nome proposto: Open Solutions? (com o objetivo de avaliar o nome proposto);
  • Por quê você deu essa resposta? (Aprofundar em detalhes qualitativos sobre a pergunta anterior);
  • Qual das aplicações abaixo melhor representa nosso conceito? (Avaliar a melhor proposta de aplicação sobre o logotipo proposto);

O compartilhamento do formulário foi feito via Slack no canal da tribo de Open Finance e na reunião de Product Review da tribo de Finance, onde 13 colaboradores, das mais variadas funções, responderam.

Resultados e insights obtidos

  • 100% dos Sensediers que responderam gostaram do nome Open Solutions;
  • Os motivos mais latentes pelos quais os Sensediers gostaram do nome Open, foram:
    - Dar abrangência às possibilidades que a Sensedia traz;
    - É um nome aberto para cobrir as derivações;
    - Faz sentido nos posicionarmos como uma provedora de soluções Open
    - Abrange o propósito da Sensedia nesse novo negócio Open;
    - A tendência é que tenhamos uma suite Open para atender "n" segmentos e necessidades dos nossos clientes.
  • 85% dos Sensediers escolheram a primeira proposta de aplicação ao logo:

Viu a importância de incluirmos Research em nosso dia-a-dia?

Com um simples formulário conseguimos levar um “entregável” com um impacto à nível empresa, coletar opiniões, incluir pessoas e torná-las pertencentes ao processo. E por fim, podemos ressaltar que além dos objetivos estipulados com a aplicação do formulário, conseguimos atingir outros objetivos que estavam nas “entrelinhas”: envolver pessoas e concretizar a cultura do design

Thanks for reading!