Working at Sensedia
7
min of reading
November 8, 2022

Abrindo a Kombi: como nosso Design Team lida com processos de Research

Carlos Souza
Product Designer
Product Designer at Sensedia
More about the author

A equipe de Design Team da Sensedia abriu as portas da Kombi para contar um pouco sobre nossos processos. Então bora falar de Research!

Qual a nossa visão de Research?

Para nós, é o coração de qualquer atividade/ação/processo que aplicamos! Buscamos sempre envolver Research em nosso dia-a-dia, seja em discovery, ideação, ou em validação. Além de embasamento para nossos argumentos, é o norte para refutar nossas hipóteses e é onde os nossos times se alinham.

Empresas que não aplicam ou não levam em consideração o processo de Research estão propícias aos impactos negativos sobre a construção e delivery de seus  produtos/serviços, nos principais aspectos:

- Construção de hipóteses com embasamento superficial (percepções do time e não dos usuários);

- Retrabalhos por falta de insumo (evidências) que consequentemente geram custos;

- Posicionamento da empresa afetado diretamente pela construção de produtos que não atendem às necessidades dos clientes.  

Nosso time tem se estruturado e aprimorado cada vez mais sobre os processos que colaboram e facilitam a construção de nossos produtos. Na imagem abaixo ilustramos parte dos nossos processos e o envolvimento “end-to-end” de Research.


O envolvimento dos processos de Research vão desde benchmarking, entrevistas com usuário, desk-research e em etapa de validação (de qualquer natureza!).
Digo de qualquer natureza porque vamos compartilhar um exemplo de “validação”.  Bora lá!

Atualmente a Sensedia vem passando por uma reformulação e estruturação em sua arquitetura de marcas, principalmente nos logotipos de seus produtos. Através de todo o processo de reformulação da marca, alguns destes logotipos já foram definidos.  Porém, surgiu a necessidade da organização e definir como estabelecer o posicionamento e a construção de marca para as soluções OPEN.

Com base em todo esse contexto, nós do Design Team e Marketing Team (Guilda), definimos  um conceito sobre a criação de uma nova arquitetura de marcas exclusiva para as soluções OPEN, além de um nome e padronização de um logotipo “global“ para qualquer segmento open (finance, insurance, health, dentre outros).

Propósito

O propósito do processo foi democratizar as decisões do time (VALIDAR) e aproximar diversas áreas da empresa a fim de envolvê-las na definição da nova marca.

Criação do formulário

Optamos pela criação de um formulário cujo objetivo foi entender, coletar feedbacks e validar o conceito da arquitetura, nome, proposta do logotipo “global“ e tipo das aplicações propostas para as soluções OPEN de modo geral.

A estrutura do formulário foi pensada para  dar contexto para o usuário: mostrando a arquitetura atual, a nova arquitetura OPEN, o nome proposto, dentre outros assuntos. Abaixo temos um exemplo da contextualização:

Foram criadas apenas 3 perguntas:

  • De modo geral, o que você achou sobre o nome proposto: Open Solutions? (com o objetivo de avaliar o nome proposto);
  • Por quê você deu essa resposta? (Aprofundar em detalhes qualitativos sobre a pergunta anterior);
  • Qual das aplicações abaixo melhor representa nosso conceito? (Avaliar a melhor proposta de aplicação sobre o logotipo proposto);

O compartilhamento do formulário foi feito via Slack no canal da tribo de Open Finance e na reunião de Product Review da tribo de Finance, onde 13 colaboradores, das mais variadas funções, responderam.

Resultados e insights obtidos

  • 100% dos Sensediers que responderam gostaram do nome Open Solutions;
  • Os motivos mais latentes pelos quais os Sensediers gostaram do nome Open, foram:
    - Dar abrangência às possibilidades que a Sensedia traz;
    - É um nome aberto para cobrir as derivações;
    - Faz sentido nos posicionarmos como uma provedora de soluções Open
    - Abrange o propósito da Sensedia nesse novo negócio Open;
    - A tendência é que tenhamos uma suite Open para atender "n" segmentos e necessidades dos nossos clientes.
  • 85% dos Sensediers escolheram a primeira proposta de aplicação ao logo:

Viu a importância de incluirmos Research em nosso dia-a-dia?

Com um simples formulário conseguimos levar um “entregável” com um impacto à nível empresa, coletar opiniões, incluir pessoas e torná-las pertencentes ao processo. E por fim, podemos ressaltar que além dos objetivos estipulados com a aplicação do formulário, conseguimos atingir outros objetivos que estavam nas “entrelinhas”: envolver pessoas e concretizar a cultura do design

subscribe to our newsletter with exclusive content.

Click and join the Sensedia News!

Click and join the Sensedia News!

Click and join the Sensedia News!

Thanks for reading!