June 5, 2017
Eduardo
Arantes

Confira os highlights do APIX 2017

No último dia 30 de maio o WTC Events Center recebeu a terceira edição do APIX, que, mais uma vez, se firma como um dos principais eventos totalmente dedicado ao mundo das APIs.

O Maior Evento de APIs da América Latina

Quem compareceu ao evento, pôde acompanhar cases de transformação digital de diversas gigantes brasileiras, como Natura, Cielo, SulAmérica, Zenvia, além de algumas internacionais como BBVA Bancomer, Pivotal, Visa e a revolucionária UBER.Dentre todos os conteúdos desenvolvidos durante o ciclo de palestras, pudemos notar um ponto em comum em todos os discursos: As APIs têm um papel fundamental nas estratégias das empresas, deixando de ser apenas um componente de TI. Ou então, como disse Cristiano Barbieri, CIO da SulAmérica “Precisamos atender nosso cliente em qualquer canal, oferecendo o mesmo nível de informação. Só consigo isso por meio de APIs. Por isso sua importância estratégica para os negócios”. Luciano Abrantes, da Natura, foi mais além, um dos pontos chave de sua palestra foi quando contou sobre inovação deixar de ser um objetivo da empresa e passar a fazer parte da rotina, graças às APIs. E isso tudo foi só um pouco do que rolou na Trilha de Estratégias e Negócios.

Pulando um pouco para a Trilha de Tecnologia, tivemos os especialistas em Microserviços Anderson Braz e Sammuel Garcia, ambos da Sensedia, trazendo os desafios e conceitos envolvidos nessas estratégias, e como elas agregam valor para as empresas. “As estratégias de microserviços trazem uma nova granularidade para o domínio de serviços e domínios de APIs, além de uma facilidade no pipeline de inovação da empresa.”, concluíram os dois. Ainda na trilha de tecnologia, tivemos a presença do Javaman que trouxe todo o seu repertório já bastante famoso entre os desenvolvedores, apontando os 5 erros mais graves que inutilizam uma API.

Além das palestras, tivemos ainda muitos outros conteúdos no evento, como o já tradicional Workshop Hands-On com certificação em APIs. Esse ano, o desafio foi o desenvolvimento de um chatbot utilizando as APIs da Cielo Lio, com infra da Azure. Além de todos os conceitos de design de APIs, metodologia REST, segurança e validação, lições importantes foram passadas, como a de Claudenir Freitas, da Sensedia: “Você pode dizer que sua aplicação é top, bacana ou interessante, mas se ela não atende as necessidades do seu cliente, então ela não serve para nada”. Para finalizar, ainda tivemos a divulgação dos dados prévios da pioneira pesquisa “O Estados das APIs no Brasil”, uma realização Sensedia em parceria com o IDG, que constatou que apenas 28% das empresas entrevistadas até o momento disponibilizam APIs abertas. Além disso, 44% utilizam soluções internas para design e gerenciamento de APIs.

Esses foram alguns dos highlights do APIX 2017, em breve disponibilizaremos todas as palestras na íntegra aqui. Se quiser saber mais do que rolou, inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe nosso blog.

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo