No quarto episódio do Techbeer falaremos sobre o uso da tecnologia e as mudanças decorrentes disso no cotidiano do profissional de marketing.Mas no episódio anterior, o tema discutido foi Machine Learning - será que aquela velha ideia de que as máquinas ficarão mais inteligentes do que os humanos e um dia irão substituí-los em atividades que, tempos antes, seriam consideradas impossíveis de serem realizadas sem a mão do homem?Além dos nossos convidados, Mauro Ribeiro, mestrando em Engenharia de Software, e Luiz Piovesana, da Sensedia, desenvolvendo um papo em altíssimo nível sobre o assunto, degustamos a Colorado Indica, cerveja brasuca do tipo Indian Pale Ale.Quer conferir? Esse e todos os outros episódios do Techbeer podem ser encontrados aqui.Agora, vamos ao quarto episódio!
Uma das definições do trabalho do Marketing dentro de uma organização é entender as motivações das pessoas internas e externas e usar esses insights para criar campanhas que promovam marcas e incentivem a compra dos produtos dessa marcas.Aparentemente, isso parece um processo criativo e intuitivo, certo?Porém, o marketing tem se revolucionado e está cada dia mais dependente de tecnologias que dão relevância, velocidade e alcance às suas campanhas. E essas tecnologias exigem habilidades diferentes das que normalmente associamos ao profissional dessa área, como análises de dados, estatística e computação. Chegamos então a um impasse: qual o perfil ideal para o profissional do marketing contemporâneo? A resposta é simples, uma mistura do perfil analítico e do criativo! Hoje, o marketing pode tratar seus clientes e potenciais clientes como se conhecesse cada indivíduo isoladamente, atendendo às necessidades e aos interesses de cada pessoa, sempre atrelando essa experiência à sua marca. Os marketeiros que sabem realizar análises com precisão e tem uma parte técnica apurada são capazes de responder “o que deve ser feito” baseado em fatos, e não opiniões, devido à infinidade de variáveis que podem ser checadas na tomada de decisão, como segmentação de público alvo, clientes, conteúdos para cada tipo de segmentação e etc. Já o profissional criativo consegue entender o “porque tais coisas devem ser feitas”, baseando-se no comportamento de seus consumidores, compreensão das melhores estratégias de comunicação e posicionamento da marca. Assim, com a mistura desses dois perfis os marketeiros estarão prontos para encarar os desafios que a sua área traz todos os dias!
Quer saber mais como as tecnologias estão impactando a vida do marketing e daqueles que trabalham com isso? Ouça nosso Techbeer na íntegra:
Download - Soundcloud - iTunes
Além do Ricardo Peloi e do Eike Malavasi, os hosts do programa, tivemos três convidados experts no assunto para deixar o papo ainda mais legal:
O primeiro é o Millor Machado, co-fundador do Empreendemia que estudou engenharia na Unicamp e possui grande conhecimento em técnicas Jedi de empreendedorismo. Hoje é Digital Products Manager na Fundação Estudar.
O segundo convidado é o Luiz Piovesana, Gerente de Marketing aqui na Sensedia. O Luiz também estudou engenharia na Unicamp e é co-fundador do Empreendemia. E claro, nosso patrão :)
Nosso terceiro convidado é o Lucas Tempestini, formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, especializado em Negócios em Marketing pela Unicamp e faixa roxa em jiu-jitsu! O Luquita também é nosso colega no marketing da Sensedia!
A cerveja desse Techbeer foi a Punk Ipa, que é uma Indian Pale Ale produzida pela BrewDog, uma cervejaria escocesa.Nosso barrigudo especialista em cerveja, Eike Malavasi, provou essa iguaria e deixou suas impressões no final do episódio.