September 1, 2016
Lucas
Tempestini

Como sua empresa pode se preparar para a transformação digital?

Prepare-se, uma estratégia digital é inevitável. Veja quais são os passos e como se preparar para a transformação digital.

Prepare-se: a transformação digital é inevitável.

Sua meta deve ser descobrir formas de conduzir o processo de transformação digital e vencer os obstáculos que surgirão. Afinal, um novo mundo está batendo à nossa porta e, nele, só sobreviverão as empresas que passarem pelo processo de transformação digital.Estudos apontam que somente 13% das empresas existentes nos anos 50 ainda continuavam em atividade em 2011. O ponto em comum entre elas é que se transformaram digitalmente. Mas como começar essa mudança que é tão profunda e engloba absolutamente tudo que companhia faz? Como se preparar para a transformação digital?Continue a leitura e descubra!

Comece a transformação digital na sua empresa

Se você pensa que apenas um app ou um site responsivo já é suficiente, você está enganado: a Transformação Digital de uma empresa é bem mais profunda.A transformação digital é construída através da Tecnologia, fazendo com que ela se torne parte ativa do plano estratégico da empresa, ganhe voz e, assim, orquestre todo o processo.Lembra da reunião de Board da sua empresa? TI é vista como nível operacional ou estratégico? Custo ou investimento? Não é algo simples, preto no branco, mas é preciso analisar de perto o papel do setor na corporação e fazer com que CEOs, CIOs e CFOs entendam a importância dessa mudança.A tecnologia não pode ser exclusivamente responsável por reduzir custos — ela também precisa funcionar como uma área que agrega valor, que pode ser um investimento capaz de oferecer novos negócios para a empresa através da melhoria na experiência do usuário, interação com o consumidor, na aproximação com clientes e fornecedores, geradora de informações e ideias para negócios, entre outros.Essa mentalidade é ideal quando você quer entender como se preparar para a transformação digital.Na prática, as APIs são um bom início para sua estratégia digital. Com elas, você conecta diversas aplicações, agrega funcionalidades e recursos, cria novas possibilidades, novas experiências digitais, tanto para seus clientes externos quanto para clientes internos e cria novos ecossistemas digitais para a sua empresa.Particularmente, recomendo a leitura do artigo 5 motivos para ter APIs no seu negócio.

Realize diagnósticos

A empresa que passará por uma transformação digital precisa ter seus processos mais simples identificados e bem conhecidos, para que seja possível visualizar a interação entre processos diferentes e como cada um deles agregam valor a sua empresa. A partir disso é possível realizar diagnósticos de cada um deles, para entender as tecnologias envolvidas e descobrir quais ativos e dados importantes para o valor gerado pela sua empresa. Isso colaborará com o início da mudança, trará valor às tecnologias envolvidas no dia a dia da sua empresa.E com certeza, ajudará a convencer quaisquer céticos da importância da área de TI para o sucesso da sua empresa!

Inspire colaboradores e clientes

A TI da sua empresa pode ser um espelho para todas as outras áreas, a mentalidade inovadora deve fazer parte da rotina. Afinal, muitas empresas já utilizam princípios e processos ágeis em seus departamentos de TI, então por que não levá-los às outras áreas da empresa?A transformação precisa estar na pauta da alta gestão, diretores ou presidentes, que precisam mudar a mentalidade de que a empresa é somente um provedor de serviços para a mentalidade de uma companhia que tenha na inovação um forte aliado para criar Serviços que atendam às novas demandas do seu público. Para estimular isso, uma sugestão é fazer hackathons, em que novas ideias surgirão. Conhecemos algumas histórias bem bacanas de resultados em ambientes bem diversos, como empresas multinacionais ou dados e serviços públicos.Nesse espaço, também podem ser construídas novas experiências para o cliente, novas ideias de serviços ou até mesmo novas abordagens para problemas já identificados. É uma ótima oportunidade para trazer uma visão nova, fresca e sem preconceitos, aos seus produtos.

Planeje para o sucesso

Quando bem planejada, a Transformação Digital não precisa ser um monstro de sete cabeças. Uma estratégia que englobe a parte estrutural da empresa e uma abordagem competitiva são fundamentais para mudanças de sucesso. Uma equipe preparada e dedicada à inovação é fundamental para o sucesso da sua estratégia digital.A pressa pode até ser inimiga da perfeição, mas é bom lembrar que o concorrente já está se transformando. Nesse sentido, é importante mudar para continuar sendo competitivo. Gostou de conhecer o assunto? Então, não perca nosso post sobre como a transformação digital influencia no seu dia a dia!---Receba a newsletter quinzenal da Sensedia! Mais de 9 mil pessoas já estão recebendo nossos melhores conteúdos do conforto de seus emails. Inscreva-se para receber:

Veja também:

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo