April 9, 2020
Leticia
Trevisan

Por que pagamentos sem contato podem ser um aliado nesse momento?

Em tempos de COVID-19 todos os cuidados com a saúde são importantes. O isolamento social veio para que nos mantenhamos em segurança e longe do contágio acelerado. A partir disso, várias alternativas foram criadas para que continuássemos realizando nossas compras, principalmente de alimentos e mantimentos enquanto ficamos em casa, protegidos.Os meios de pagamentos também estão apresentando várias soluções para que possamos nos manter mais seguros. Todas essas alternativas já existentes, como os pagamentos contactless, estão sendo muito mais utilizadas nesse momento. Você conhece quais são as opções de pagamentos sem contato? Neste post vamos te contar como algumas dessas iniciativas funcionam, e como você pode usá-las. Vamos lá?

Pagamentos com QR Code

A Cielo utiliza tecnologias como o QR Code, que permite que a compra seja realizada de maneira mais simples, tanto para os lojistas como para o consumidor final, criando assim uma experiência de compra positiva.

O QR Code™ Pay tem como objetivo inovar e criar uma solução democrática, tornando a experiência de compra fluida e segura, tanto quanto uma transação com cartão. Com essa solução, o consumidor pode realizar pagamentos via QR Code em todas as máquinas da Cielo e também pelo Cielo Pay, além de carteiras digitais e aplicativos de parceiros.

Funciona mais ou menos assim: O lojista gera o QR Code da compra em uma das maquininhas da Cielo e o consumidor só escanea o código com o app de pagamento escolhido, por exemplo, PicPay.No site deles tem tudo o que você precisa saber para utilizar deste serviço e o passo a passo.

Pagamentos por aproximação

Pagamento por aproximação do cartão já não é tanta novidade assim, desde 2018 a Nubank disponibiliza essa tecnologia para seus clientes. Outras empresas também estão fornecendo o serviço como a Ourocard, o Banco Inter e a bandeira Mastercard.A tecnologia permite que a compra seja realizada sem que o consumidor precise inserir seu cartão na maquininha e pode ser usado tanto para crédito como para compras no débito.

Pagamentos por aplicativos

Utilizando a tecnologia de NFC (Near Field Communication) os aplicativos de pagamentos como o Google Pay, Samsung Pay e o Apple Pay realizam os pagamento através dos cartões cadastrados.Como funciona? Ao aproximar o celular da maquininha a conexão será feita via radiofrequência. O nome do produto e valor aparecerão na tela do smartphone e, caso seja aprovado pelo cliente, o débito será realizado usando o meio de pagamento cadastrado no dispositivo ou aplicativo.

Por fim

A maioria das maquininhas de cartão aceitam todos esses tipos de pagamentos, mas cada uma dessas alternativas possuem suas especificações, como as transações realizadas por aproximação, que apresentam um valor máximo de R$ 50,00 para que não seja solicitado a senha, caso o valor ultrapasse será necessário que você digite a senha.Além de todas essas alternativas para facilitar no dia a dia desse isolamento, vale ressaltar a importância de se manter seguro, lavar bem as mãos e usar álcool em gel. Até a próxima, se cuidem.

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo