August 3, 2017
Rafael
Rocha

O que é Open Insurance?

A revolução que as APIs trazem para os mercados é bastante grande. Novos modelos de negócios, serviços e aplicações surgem numa velocidade muito maior do que de anos atrás, e junto com isso, novos termos acabam se popularizando rapidamente, como o caso de Open Insurance. Mas, afinal, o que é Open Insurance?A definição poderia ser descrita da seguinte forma:

“Open Insurance é um termo emergente na indústria de seguros que refere-se a oferecer serviços e dados a parceiros, comunidades e startups com o objetivo de construir serviços inovadores-disruptivos, novas aplicações e modelos de negócio.”

Mas pela perspectiva técnica, o principal conceito de Open Insurance vem da união de Arquiteturas Abertas de APIs utilizadas em aplicações de seguros.

Por que a indústria de seguros deveria ser aberta?

As aplicações a seguir poderiam ser possíveis com a utilização de estratégias de Open Insurance:

  1.    Sinergia com Parceiros e as Insurtechs (Startups de Seguros): Uma vez que os dados e serviços estão disponíveis para parceiros e insurtechs, eles são estimulados a criar novos serviços e consequentemente, novos modelos de negócio.
  2.    Aplicações Disruptivas: com os dados e serviços disponíveis, as empresas de seguros podem combinar dados internos e externos por meio de uma arquitetura baseada na nuvem para criar novos serviços disruptivos. Por exemplo: dados sobre o clima (externa) podem ser combinadas com a geolocalização do consumidor (interna), e assim emitir alertas de furacões.
  3.    Novas Experiências Digitais: aplicações mobile e a Internet das Coisas (IoT) são algumas das possibilidades para a criação de novas experiências digitais ao consumidor. Mas essas aplicações precisam consumir dados e serviços oferecidos pelas empresas de seguros, que só é possível por meio de APIs externas.

As Dimensões do Open Insurance

Muito além de saber o que é Open Insurance, precisamos saber de suas dimensões. O diagrama a seguir ilustra as três dimensões do Open Insurance:

  • Inovação Aberta (Open Innovation): quando os dados e serviços estão disponíveis para parceiros, comunidade e ecossistemas de startup, soluções inovadoras e experimentais podem surgir.
  • Digital Experiences: a segunda perspectiva é sobre criar novas e inovadoras experiências digitais baseadas em serviços e dados de empresas de seguros. Todas essas experiências não se restringem a interações por meio de aplicativos de celular, mas através de novos canais como carros conectados ou casas inteligentes.
  • Novos Modelos de Negócios: por fim, todas estas inovações e novas experiências digitais podem resultar em novos modelos de negócios para empresas de seguros.

O Papel das APIs Abertas (Open APIs)

No ponto de vista técnico, as APIs Abertas formam o pilar principal dessa arquitetura. Vejamos o diagrama abaixo:

No lado esquerdo, temos as principais aplicações que foram descritas no tópico “Por que a Indústria de Seguros Deveria Ser Aberta”. E no lado direito está a interface interna (Insurance Internal Applications), onde de fato, os dados e serviços do negócio estão alocadas.E por fim, no centro estão as APIs, que integram as aplicações internas e externas. Mas não são apenas as integrações que importam. Existem outras funções que são tão importantes quanto essa:

  1.    Segurança: dados e serviços abertos precisam estar seguros em níveis diferentes dependendo do seu uso.
  2.    Monitoramento e Loggin: o uso de dados e serviços abertos precisam ser monitorados para evitar comportamentos inesperados.
  3.    Capacidade de Integração: a camada de API precisa entender o protocolo de serviços do legado e oferecer um padrão de protocolo, como o Restful.
  4.    Visão Analítica: a utilização dos dados e serviços precisam ser reportados para gestores e diretores através de dashboards, para que possam fazer análises estratégicas das informações, como analisar o retorno sobre o investimento, por exemplo.

Referências

Arquitetura de Microserviços habilitando APIs

Leia também

Impacto das APIs no mercado de Seguros AutoInternet das Coisas nos Seguros ResidenciaisO mercado de Seguros Saúde com tecnologia wearable

O que é Open Insurance?

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo