November 11, 2016
Lucas
Tempestini

Conheça 6 dicas para melhorar a documentação de API

Veja 6 dicas para melhorar a Documentação de API para facilitar as integrações com seus parceiros.

Veja as dicas para melhorar a documentação das suas APIs

As APIs integram empresas, parceiros e clientes de forma padronizada, eliminando etapas manuais de processos e concedendo autonomia para que cada um possa criar suas próprias integrações.Esse processo é benéfico, pois dá flexibilidade para quem quer desenvolver sobre sua plataforma ao mesmo tempo em que cria um Ecossistema independente em torno de sua API. Um aspecto importante a ser levado em consideração nessa integração é a documentação de API.Quer saber como melhorar a sua? Acompanhe as dicas que preparamos para você.

Por que a documentação de API é importante

Ao desenvolver uma estratégia de API pública em que você quer construir um Ecossistema em torno dela, o que se busca é que se tenha o maior número de integrações possível e para isso é preciso proporcionar uma boa experiência aos usuários e desenvolvedores. Ao se deparar com a API, o usuário vai procurar informações acessíveis, claras e completas para que possa integrar algum sistema.No desenvolvimento da documentação não se pode pular etapas, pois esse é o caminho para aumentar as integrações e o número de usuários, garantindo assim o sucesso. É ela que vai mostrar as funções e vantagens da sua API. Com uma documentação pobre corre-se o risco de perder potenciais usuários e para que isso não aconteça é só seguir as nossas dicas.

1. Elabore uma documentação completa

É preciso ter em mente que a documentação deve conter todo conteúdo que ajude os desenvolvedores e usuários a interagir com a sua API. Para isso é importante detalhar todos os dados.Parta do princípio que quanto menos tempo de pesquisa externa por parte do desenvolvedor melhor. Na sua documentação enumere os endpoints e seus parâmetros, informe todas as funcionalidades detalhadamente e elabore tutoriais e termos de uso.É importante também detalhar as ultimas atualizações e suas implicações no uso, pois isso ajuda a entender a estabilidade da API na hora da integração.

2. Disponibilize exemplos

Abuse de exemplos de código para que o desenvolvedor faça a ligação entre o conceito que você está passando e sua aplicação prática na API de forma rápida.Não é possível conhecer todo o público que utilizará a documentação por isso ela deve ser desenvolvida de uma forma que seja acessível ao maior número de desenvolvedores possível.

3. Centralize informações

A documentação deve ser completa e concisa.Evite dividi-la em várias páginas sobre o mesmo assunto.Tente manter os tópicos que possuam uma relação próximos uns aos outros em uma mesma página, isso reduz a tempo de procura a respeito de um determinado tema.

4. Tenha atenção às mensagens de erro

Erros acontecem e alguns deles são previstos, principalmente nas integrações. Esses erros podem fazer com que o desenvolvedor perca muito tempo tentando resolvê-los.Para facilitar esse trabalho é importante substituir as mensagens de erro genéricas por mensagens explicativas ou referenciadas por códigos que tenham explicação na sua documentação.

5. Invista em interatividade

Possibilitar que os usuários possam interagir com a API a partir da sua documentação e vice-versa pode fazer com que o desenvolvedor diminua o tempo que despenderá para entender e começar a utilizar as ferramentas.Isso faz com que a experiência seja mais dinâmica e as integrações sejam mais rápidas e com uma qualidade melhor.

6. Teste sua documentação

Sua documentação precisa ser coerente e possuir dados concretos.Teste tudo que foi colocado sobre sua API e se possível com uma equipe de desenvolvedores que não participou do desenvolvimento dela, pois eles terão um olhar diferente de quem já está trabalhando no projeto.---Como vimos é preciso se preocupar com vários aspectos na fase de documentação da sua API, afinal, o objetivo é que seus parceiros e clientes tenham uma boa experiência e integrem seus serviços formando assim um ecossistema de aplicações.A documentação é uma parte muito importante no gerenciamento de APIs. Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui ou na imagem e confira nosso Webinar sobre Gerenciamento de APIs. É gratuito!

Veja 6 dicas para melhorar a Documentação de API para facilitar as integrações com seus parceiros.

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo