September 5, 2017
Eduardo
Arantes

Confira o resultado do Hackathon AGI#TECH

Nos dias 26 e 27 de agostos aconteceu o AGI#TECH, um hackathon organizado pela Sensedia em parceria com Agillitas e Visa. As equipes tiveram 24 horas para desenvolver uma solução que fomente o uso do Teen Card Agillitas, utilizando as APIs da Agillitas e Visa obrigatoriamente.

Ao todo foram 11 grupos e 4 ou 5 pessoas trabalhando arduamente aqui na sede da Sensedia. Ao final, foram 3 equipes avaliadas pelo júri composto por profissionais da Agillitas, Visa, Sensedia, e também um adolescente que era o público-alvo.A equipe vencedora foi a LIGHTHOUSE, que trouxe uma solução envolvendo gamefication e AR. Basicamente a proposta foi um game com viés de educação financeira,  que gerasse uma recompensa lúdica, ensinando os usuários as primeiras noções de poupança e gerenciamento financeiro. O Groove City, game criado por eles, usa o modelo de construção de uma cidade. Ao gastar os créditos do cartão mesada, o usuário ganha moedas para montar uma cidade, podendo criar prédios, bares, supermercados, casas, etc. Aliado a isso, existem metas de economia, que, quando cumpridas, geram as moedas virtuais para o jogador. Fernando, um dos desenvolvedores da equipe Light House, explica duas particularidades do jogo: a primeira é que as opções de criação aparecem de acordo com os gastos do usuário, ou seja, se ele gastar mais com comida, serão disponibilizadas mais lanchonetes para adicionar à cidade.Além disso, o game conta com uma função AR tendo o cartão como base. Cada jogador pode escanear seu cartão para ver como está o andamento da sua cidade, ou então escanear o cartão de um amigo para comparações. Toda a captação tem como ID o número de cada cartão, portanto, cada cidade é única

Todas as funções são possíveis devido a abertura das APIs tanto da Visa quanto da Agillitas, permitida pela plataforma da Sensedia. “A iniciativa de APIs é fundamental para as empresas promoverem a inovação e a integração de suas soluções, garantindo que o processo de transformação digital seja possível”, lembra Marcílio Oliveira, da Sensedia.

Agora a equipe Light House diz que continuarão a trabalhar para melhorar o desenvolvimento da solução e há a possibilidade de negócio com a Visa e a Agillitas. O que está garantido é o prêmio de R$ 12 mil ganhos ao vencer o hackaton.

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo