December 6, 2016
Lucas
Tempestini

Como integrar API e DevOps

Como Integrar API e DevOps

Quer entender melhor como integrar API e DevOps na rotina da sua equipe?

Podemos segmentar a criação de software em duas etapas: desenvolvimento e operações. Ambas são interdependentes, e entram em constante desacordo por prezarem por fins distintos. Enquanto o desenvolvimento foca na inovação, a área de operações vive preocupada com estabilidade.DevOps é poderoso por unificar estes conceitos, aliando a experimentação à usabilidade e é especialmente relevante quando o falamos de APIs. Integrar API e DevOps vai ajudar sua empresa a criar produtos de software melhor acabados.Vamos falar aqui de ferramentas incríveis, que vão te auxiliar na hora de unir os dois mundos.

Uma nova abordagem

A principal distinção entre construir APIs com DevOps ou sem está na abordagem.Integrar os times de desenvolvimento e operações é o primeiro passo de quem pretende inovar sem comprometer o atual desempenho.Na maioria das empresas, operações e desenvolvimento trabalham em fluxo ordenado — primeiro propondo soluções e depois certificando-se da manutenção de seu funcionamento.

As vantagens do APIOps

Alterar este fluxo muda a forma como a equipe engaja na proposição de soluções. Quando uma nova função é criada, DevOps se certifica de que sua implementação vai funcionar ao longo de todo o processo, testando a performance da ferramenta pelo caminho.Atualmente, o desenvolvimento de um novo software exige atualizações constantes e integração imediata. Por isso, se fez necessária a adaptação de ferramentas DevOps na publicação de APIs.

A integração contínua entre API e DevOps

APIs são o manual de instrução de um determinado software e orientam a integração de outros produtos a uma determinada plataforma. Netflix, Twitter e Facebook disponibilizam APIs para que terceiros possam utilizar suas funções sem alterar fundamentalmente as ferramentas.Não só eles: a Economia de APIs apenas cresce, sendo que hoje já existem diversos diretórios e sites para encontrar as melhores APIs.Criar APIs mais precisas com ajuda de DevOps vai garantir a essas interfaces de programação integração contínua.

As ferramentas de automação

As ferramentas a seguir automatizam testes e coletam métricas importantes para a saúde de suas APIs. Permitindo integração contínua por meio de plugins e webhooks, são compatíveis com vários idiomas e compreendem especificações Swagger, RAML e API Blueprint.

Sensedia API Management Platform

Sensedia API Management Platform - Como integrar API e DevOps

Uma ferramenta completa para expor, medir, testar e escalar suas APIs, a Plataforma da Sensedia permite que você Gerencie suas APIs, seus times, controle o acesso e adicione camadas de segurança na exposição das suas APIs.A Plataforma da Sensedia permite usar diferentes ambientes para Deploy das suas APIs, como Homologação, Testes e Produção, tudo isso com um Gateway de APIs, Portal para Desenvolvedores, Analytics das suas APIs e um Lifecycle que permite governar suas APIs desde a concepção até novas versões, integrando continuamente suas aplicações.

DHC

DHC - Como integrar API e DevOps

A ferramenta da Restlet permite testar APIs próprias ou de terceiros, com suporte a hipermídia e soluções de segurança avançadas.Compare cenários de uso e verifique a eficiência de inúmeras funcionalidades da API automaticamente.Link: https://restlet.com/

Postman

Postman - Como integrar API e DevOps

O cliente auxilia a implementação de testes por meio de coleções de código em JavaScript, organizadas pelo próprio desenvolvedor de acordo com a demanda.Associado ao Jenkins, oferece também suporte ao formato WSDL.Link: https://www.getpostman.com/

Runscope

Runscope - Como integrar API e DevOps

O Runscope tem destaque quando o assunto é monitoramento, podendo ser utilizado durante todo o ciclo de desenvolvimento.Integrado ao Postman, inclui um analytics detalhado com os resultados de cada teste.Link: https://www.runscope.com/

APIMATIC

Apimatic - Como integrar API e DevOps

Com APIMATIC, desenvolvedores conseguem gerar SDKs automaticamente a partir das descrições de suas APIs, importadas via Blueprint, Swagger ou RAML.Graças à solução, é possível começar a programar com integração contínua, introduzindo novas atualizações automaticamente ao compilado.Link: https://apimatic.io/

Como integrar API e DevOps?

Ferramentas DevOps estão cada vez mais integradas à Economia das APIs, disponibilizando soluções gratuitas e pagas que permitem a implementação e o desenvolvimento de manuais mais eficientes. Todos os serviços funcionam para garantir o sucesso na hora de integrar e documentar APIs.Quando API e DevOps trabalham em uníssono, o processo se transforma em APIOps. As ferramentas DevOps ajudam a criar o ambiente de testes perfeito sem influir no processo de desenvolvimento e elevam seus resultados a outra categoria.Curtiu os benefícios dessa abordagem? Confira então nosso Webinar de Gerenciamento de APIs, gratuito e super completo:

Como integrar API e DevOps

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo