November 22, 2016
Lucas
Tempestini

Como as APIs ajudam em DevOps?

Entenda como as APIs ajudam em DevOps na sua empresa. Ganhe agilidade no desenvolvimento e nas suas entregas.

Quer saber como as APIs ajudam em DevOps?

DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software, que visa unificar tanto o ambiente de desenvolvimento quanto o de operações (estrutura da empresa), com o objetivo de desenvolver e entregar soluções em um curto espaço de tempo de maneira que seja possível manter também a boa qualidade do software.O papel dos DevOps é auxiliar as empresas no momento de lançar novas versões de software, padronizando o ambiente de desenvolvimento, de forma que seja possível acompanhar mais de perto o controle dos processos, gerando relatórios e documentação regularmente.

Desenvolvimento Ágil

Provavelmente um dos primeiros pontos a serem analisados antes de se aplicar DevOps em sua empresa é a aplicação de metodologias ágeis. Demorar meses para entregar um software não é um problema de início, mas aplicar alguma metodologia ágil antes do DevOps pode resolver muita coisa.Começar realizando pequenas entregas e fazer com que elas se tornem constantes faz com que a cultura da equipe de desenvolvimento mude, assim, todo o resto pode acabar sendo implementado de forma natural.

Integre Continuamente

Automatizar o ambiente de desenvolvimento de software é um dos processos mais importantes na hora de criar novas integrações com o software. Para isso, é interessante estudar o mercado e ver quais práticas estão em alta. A utilização de APIs para agregar soluções em um software pode fazer com que o processo de desenvolvimento ocorra mais rapidamente, sua equipe terá em mãos os principais serviços a serem utilizados com baixo acoplamento.Para isso, é interessante automatizar não só todo o processo de desenvolvimento de software, mas também o ambiente de testes/QA (Quality Assurance). Dessa maneira, deixa-se de pensar no ambiente de desenvolvimento, passando a focar apenas no produto em desenvolvimento.

Controle de Versão

De nada adianta automatizar todo o processo e conseguir entregar mais rapidamente se não houver controle do que está acontecendo e principalmente o controle das versões que estão sendo produzidas. Utilizar programas de controle de versão como o Git ou o TortoiseSVN pode fazer toda a diferença no momento de realizar os controles de versão de uma aplicação.Implementar gestão de configuração também é importante, já que as versões serão criadas automaticamente. Utilize branches para manter a organização das versões.

Cloud and out e liberdade de Deploy

O DevOps obteve muita força no início, graças à grandes provedoras de serviço em nuvem. Partes que antes eram consideradas de estrutura, passaram a rodar na nuvem com linhas de código, o que resulta em um ganho na velocidade e baixo custo no momento da implementação.Grandes empresas como Google, Amazon e Twitter, por exemplo, são conhecidas por vários deployments diários, e se o processo for muito burocrático pode ocasionar em um processo de implementação longo e demorado.Como todo o processo é automatizado e focado apenas no desenvolvimento da aplicação com um controle rígido de versão, o DevOps ajuda a garantir um processo de deploy seguro e com baixa incidência de bugs.DevOps é uma das metodologias de desenvolvimento de software que mais tem ganhado destaque nos últimos tempos. Sua taxa de sucesso e a facilidade de implementação tem sido um grande diferencial para empresas do ramo de TI.Com as APIs, o processo pode ficar ainda mais simplificado! Principalmente se você usar as melhores APIs do mercado, usando os repositórios que unem e categorizam APIs. Já conhece?---E aí, o que achou do artigo? DevOps é cada vez maior, e para manter a qualidade do software, Documentação é essencial! E as ferramentas estão aí. Confira tudo sobre o assunto nesse post do nosso Gerente de Tecnologia, José Vahl.

Entenda como as APIs ajudam em DevOps na sua empresa. Ganhe agilidade no desenvolvimento e nas suas entregas.

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo