June 13, 2017
Eduardo
Arantes

Bradesco Next, lições de como criar uma plataforma digital

Há uns poucos dias atrás você deve ter ouvido falar sobre o Next, a iniciativa de um novo Banco Digital do Bradesco. Se você ainda não ouviu falar, tudo bem, vamos falar um pouco dele nesse post, e como a Sensedia ajudou o Bradesco a criar uma plataforma digital.Para falar do Next, vamos voltar um pouco no tempo, por volta de 2014. Foi aí que a Sensedia se uniu ao Bradesco no InovaBRA, programa de inovação do banco, que tinha por objetivo fomentar a inovação no banco e reduzir consideravelmente o tempo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de procurar por iniciativas que fossem promissoras.Sendo assim, o Next é um dos resultados desse programa. Um trabalho para acelerar a inovação numa empresa, que possibilitou, em pouco mais de 2 anos, o Bradesco, uma das instituições mais tradicionais do Brasil, sair na frente com um banco totalmente digital que vai proporcionar uma nova maneira de interagir com o banco! E aqui não estamos apenas falando de adquirir produtos ou serviços, ou então para resolver aquele problema de um débito que precisa de estorno, o Next veio para mudar a relação do seu correntista com o dinheiro, e de quebra, alcançar um novo público.

Bradesco Next | Como a Sensedia ajudou o Bradesco a criar uma plataforma digital; Next o novo banco digital do Bradesco

E como a Sensedia ajudou nessa jornada? Bom, como já falamos ali em cima, primeiro através do InovaBRA, e para o Next mais especificamente, ajudamos o Bradesco na exposição e integração do legado com uma camada de APIs. Isso permitiu a criação de um novo banco, com todo o Core-Banking alavancado através dessa camada ágil de APIs.E por que fizeram isso?A resposta é simples. Criar um banco do zero que seja integrado com os serviços do Bradesco seria praticamente inviável, tanto financeiramente quanto em questão do tempo. Esse modelo permitiu que em 2 anos o Next fosse criado. Agora imagine partir do zero. Pode colocar mais alguns bons anos nisso, e com o risco de não dar certo.

Next - Estratégias de APIs para um banco digital; criar uma plataforma digital do zero; como criar uma plataforma digital

Como disse o Superintendente-executivo do InovaBRA, Fernando Moraes de Freitas, no CIAB (evento de tecnologia para bancos e serviços financeiros), realizado na última semana: A Sensedia foi responsável por fazer a integração com o legado. Sem esse movimento, teríamos consumido mais de dois anos para materializar o Next. Esse é apenas um dos ganhos que temos ao acelerar o processo de inovação.Hoje o Next conta com mais de 300 APIs rodando na plataforma da Sensedia, criando um hub que tem como único objetivo criar novas e melhores experiências para os seus clientes que vão além do uso de um aplicativo, com alto grau de coerência e precisão nas ações.

como criar plataformas digitais e acelerar a inovação dentro de uma empresa

Se quiser saber mais como a Sensedia ajudou o Bradesco e tantas outras empresas rumo à Transformação Digital entre em contato com a gente! :)[activecampaign form=62]Quer saber mais sobre estratégias para bancos? Acesse:http://sensedia.com/blog/apis/estrategia-de-apis-nos-negocios/http://sensedia.com/blog/negocios-digitais/omnichannel-para-bancos/http://sensedia.com/blog/apis/as-apis-que-voce-precisa-conhecer-financeiro-e-ecommerce/

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo