January 19, 2016
Eike
Malavasi

As APIs que você precisa conhecer: Games

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

A mudança das APIs em games

Todos os meus familiares mais velhos sempre me disseram, desde que eu era uma criança: "O mundo está mudando... A tecnologia não para de crescer". E, com essa tecnologia, eu vi vários mercados sendo alterados através de uma disrupção causada por ela.Além disso, consegui perceber a criação de ótimos mercados para investimentos e portas se abrindo profissionalmente pela ótima mudança do mundo tecnológico.Um destes mercado é o que eu particularmente sou apaixonado, o mundo dos games. Após o grande "boom" das plataformas de jogos, você consegue perceber a grande diferença entre jogar SuperStar Soccer (que diga-se de passagem é um ótimo jogo e com certeza você já deu show com o Alejo, né?), e a experiência de imersão e possibilidades que o novo FIFA pode te proporcionar como um simulador de jogos profissionais.Com esse grande avanço, todos os produtores de games não poderiam deixar de acompanhar a última tecnologia para comunicação e experiência do usuário: APIs.Neste post, vou lhe mostrar algumas das APIs de games que vêm inovando o mercado, gerando possibilidade de negócios e criando um verdadeiro ecossistema em torno de seus universos.

Montando seu time remotamente

Por ter começado este post com a experiência de jogo apresentada pelo FIFA, seria mais que injusto eu começar a lista com outra API.

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Neste link você pode acessar um guia e ver exemplos de como utilizar a API do FIFA (lembrando que ela não é oficial da EA Sports).Ok, mas o que ela pode proporcionar?Utilizando esta API, você consegue automatizar um dos modos mais legais do jogo, o Ultimate Team, que é uma plataforma na qual você compra os jogadores através de cards para montar seu time e jogar com amigos e adversários online, a fim de subir no ranking e se tornar o dono do melhor time do mundo.Com a API, o usuário consegue listar os jogadores de sua escolha agendando ações conforme o mercado, e até mesmo vender ou tirar jogadores do seu time. Além disso, é possível deixar programado um "comprador automático" de jogadores, abrindo muitas possibilidades de se adiantar perante seus adversários e ter sempre o melhor a sua disposição.Para possibilitar uma API como está, a PSN tem a sua própria, que possibilita o login dos usuários através de suas contas, mas confesso que esta não possui uma documentação muito bonita. Porém, o pessoal da CodePlex possui um projeto aberto para a criação de APIs envolvendo a PSN.O site deles é muito mais completo, com uma documentação de boa qualidade, e com possibilidades bem interessantes de construção de algo novo para ser levado a comunidade viciada em Playstation.Vale a pena conferir!

Um universo aberto de possibilidades

Uma das maiores produtoras de games no mundo é a Blizzard, que sempre se supera e traz jogos incríveis a cada ano que se passa (confesso que já passei muitas horas neles =P ). Então é claro que eles não poderiam ficar de fora desta reviravolta dos games e APIs.

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Em sua "central de APIs", a Blizzard vai lhe proporcionar uma integração com todos os seus jogos, passando de World of Warcraft e chegando a Diablo 3. Para poder utilizar estas APIs, você precisa de um cadastro prévio, no qual você irá receber uma chave que possibilitará a utilização de todos os recursos disponíveis.Entre algumas coisas que eu acho bem interessante na distribuição de APIs deles, é o fato de separarem sempre por região, facilitando o consumo por parte dos desenvolvedores e otimizando o tempo de resposta para quem está realizando a programação.Isso é algo bem comum para servidores de jogos multiplayer, o que faz todo o sentido para a API também.Com a API do WoW, por exemplo, é possível conseguir todas as estatísticas de um jogador como por exemplo a Guild e os talentos. Eles fornecem também a possibilidade de ter informações dos Pets do jogo, entre outras.Utilizando a API do Diablo 3 é possível encontrar as estatísticas de um herói específico, e também pesquisar por itens dentro do jogo possuindo o retorno até mesmo do artesão do item.Eles possuem também a API do StarCraft 2, na qual são disponibilizadas todas as informações de usuário, parecido com o Diablo 3.O "Developer Experience" das APIs da Blizzard é muito interessante, sempre deixando a utilização de forma bem simples e intuitiva, como deve ser um Portal de Desenvolvedores. Para saber mais da super importância do portal, leia este post.

O mundo das cartas

Você não acha que as APIs se limitariam a jogos eletrônicos, certo?Um dos jogos de carta mais famosos do mundo, o Magic: The Gathering, também possui uma API, que você consegue utilizar para montar o melhor deck possível em suas batalhas por esse universo fantástico.Esta API também não é oficial, como a que comentei do FIFA, porém também traz inúmeras possibilidades para o usuário. Neste momento, a API está em sua segunda versão, e encaminhando para a terceira.Na última vez que visitei o site, as notícias da v3 estavam quentíssimas!!Utilizando os recursos disponibilizados, a busca de cartas fica muito facilitada, sendo possível buscar uma carta específica até mesmo pelo desenhista. Se você joga ou já jogou Magic, você é com certeza um fã das artes.Caso ainda não conheça, esse site aqui é dedicado às artes do jogo, que são sensacionais.No meu caso, esta API ajudou a conhecer todos os elfos disponíveis para o meu deck. Após a utilização do site, foi muito fácil correr atrás das cartas para comprá-las.Dentro do site, é possível já se registrar e sair otimizando o seu deck.

Temos que pegar todos

Uma das maiores diversões da minha infância, e que me acompanha até hoje é Pokemon!Com certeza você já passou por eles e ficou super animado com a iniciativa do Google Maps (que também possui API) de virar um treinador Pokemon como mostra esse vídeo:

E se eu te falasse que você tem como realizar pesquisas sobre qualquer um deles através de uma Pokedex online, além de conseguir melhorar suas habilidades nos jogos de Pokemon, obtendo informação dos tipos corretos, e até mesmo dos ovos produzidos para que você obtenha as melhores características possíveis em seu time!Muito bom =)Com essas informações, fica muito mais fácil de criar o "Pokemon perfeito", que os competidores oficiais do jogo brigam para conseguir.

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Tudo isso está disponibilizado através de uma API. Então, estão aqui os meus agradecimentos para o criador dessa belezinha, Paul Hallet! Ele também criou uma belíssima API de Star Wars (que não é escopo desse artigo, mas vale sempre a pena citar.Não sendo necessário nenhum tipo de cadastro ou autenticação, todos os recursos disponibilizados pelo Paul, são métodos do tipo GET. Se você não está familiarizado com esse termo basta ler esse post :)Sendo assim, esta API aberta está pronta para ser utilizada da maneira mais simples possível!

A explosão de Mobas e APIs

Um dos seguimentos mais populares de jogos no momento, os Mobas (Multiplayer Online Battle Arena), são um dos modelos que têm mais explorado a disponibilização de APIs para novos negócios, como acontece com o League of Legends.No portal de desenvolvedores da Riot Games, é possível se registrar para conseguir utilizar todos os recursos disponibilizados e até mesmo começar o seu negócio a partir deles, como é possível notar em alguns dos chamados "Community Highlights" dentro da home do Portal.A maioria dos sites listados são muito conhecidos e muito utilizados pelos jogadores para aprender mais e melhorar suas habilidades. Vamos ver três deles =)

LoL Summoner Information

Link: http://www.leaguelsi.com/

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Esta aplicação (que você pode baixar) consegue coletar dados de todas as suas partidas, fazendo com que você consiga aprender com seus erros e saber sobre os seus adversários, para se preparar da melhor maneira possível para a sua partida.Uma das coisas mais interessantes do programa é conseguir te ajudar com as mortes sofridas, te possibilitando pensar em quais são os melhores itens e atitudes dentro das partidas para você morrer o menor número de vezes possível.

League of Graphs

Link: http://www.leagueofgraphs.com/

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Esse site acumula muitas estatísticas do jogo e monta gráficos muito interessantes que podem ser utilizados para dar ao jogador uma melhor noção dos heróis mais utilizados em cada tipo de partida, os mais banidos por tipo de jogo e até mesmo a média de minutos em cada um dos modos de jogo.Outro recurso muito interessante do Graphs, são os infográficos de cada um dos patches lançados pela Riot, neles você consegue acompanhar as evoluções de cada campeão, analisando-os com dados como: maior estatística de vitórias e os que mais sofreram com as mudanças realizadas durante o período.

LoL Profile

Link: http://lolprofile.net/

Em mais um post da série As APIs que você precisa conhecer, vemos como o mundo dos games evoluiu e tem muito mais a oferecer, através de APIs.

Essa é uma plataforma para ver estatísticas de todos os jogadores ao redor do mundo, bem como qual a taxa de vitórias e derrotas por herói, e um link muito interessante dos amigos que a pessoa pesquisada está jogando recentemente.Assim, você consegue informações super legais sobre as características de cada um dentro do jogo.Eu não poderia deixar de citar também o LoLKing, que foi um dos pioneiros neste tipo de ação. Para conhecer mais sobre o LoLKing, basta ler este post, onde você vai conhecer também um pouco sobre a API de uma das maiores plataformas de streaming de jogos, o Twitch.tv.

O que mais podemos esperar?

Com o aumento da tecnologia e a transformação do mundo acontecendo, como já diziam os meus familiares, está mais que claro o aumento do número de APIs no segmento de jogos. O caminho é proporcionar uma imersão cada vez maior em cada universo criado e fazendo com que o usuário seja mais ativo, e consequentemente dependente do jogo.Podemos ver isso facilmente, pois este movimento está sendo visto como a criação de uma "nova modalidade esportiva". Alguns jogos online vêm tomando conta de uma grande massa de players ativos que geram um mercado muito oportuno e acelerado pelas integrações através de APIs, e que movimenta uma quantidade de dinheiro absurda.Já não é mais tão estranho considerar os campeonatos desses jogos como grandes eventos de porte mundial. Da mesma forma que esportes, eles são transmitidos ao vivo e seus campeões são vistos como exemplos (e alvos a serem derrotados) pelas comunidades de gamers.Este mundo relativamente novo irá ter um crescimento exponencial nos próximos anos, atrelado às oportunidades de novos negócios baseado nas APIs dos grandes jogos. Esse é um oceano de mercado a ser explorado.Humildemente, acredito que o próximo jogo já está definido. E o nome dele é Counter Strike: Go.O jogo está ficando cada dia mais popular e já é comentado em fóruns sobre a possibilidade da criação de sua API própria. Considerando ainda a riquíssima história do Counter Strike, é onde tudo indica que está o próximo oceano azul dos games.Fique atento nessa dica para criar uma possibilidade de negócio com API ou até mesmo aplicar este modelo em seu próprio negócio. Se você ainda não está convencido, recomendo que leia o artigo de 5 motivos para ter APIs em seu negócio ;)Como você já sabe, fique a vontade para entrar em contato e batermos aquele papo sobre como APIs vão transformar o seu negócio.---Gostou do artigo? Que tal receber nossos melhores conteúdos, no conforto do seu email? Mandamos também conteúdos exclusivos e mais de 7 mil pessoas já recebem. Se quiser, basta preencher o formulário abaixo. Abraço![contact-form-7 id="1069" title="Home-newsletter"]Além disso, quais são as melhores APIs para criação de jogos? Algumas são poderosíssimas! Para saber, clique aqui ou na imagem abaixo:

Clique para ler o artigo sobre APIs para criação de jogos!

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo