January 15, 2018
Eduardo
Arantes

4 Integrações para eCommerce que dependem de APIs

traduzido e adaptado diretamente de: https://nordicapis.com/4-ecommerce-industries-that-hinge-on-api-integration/

Quando as primeiras web APIs apareceram, elas era tidas como tecnologias suplementares, agora, como todos sabem, elas se tornaram definitivamente produtos. As APIs passaram a fazer parte de diversas esferas, tanto em elementos de TI como também elementos de negócios. Se não fossem pelas APIs, não teríamos os ecommerces de varejo como conhecemos hoje.Esse mindset de integrações criou mais inteligência e eficiência nos softwares e ferramentas de vendas. Nesse artigo vamos listar com alguns detalhes as áreas mais relevantes de integrações para ecommerce através de APIs

1 - Chatbot

Os chatbots são a revolução do momento como uma opção ágil aos mecanismos de buscas e assistentes virtuais.A proposta básica de um chatbot é automatizar as rotinas de atendimento e comunicação, servindo como uma alternativa ao suporte ao cliente e engajamento com lojistas. Para isso acontecer, o chatbot tem que ter uma comunicação próxima da base de dados do ecommerce.

Integrações para ecommerce necessárias:

  • Marketplaces: Para um chatbot funcionar, uma loja online é uma fonte de informações sobre produtos, categorias e pedidos. Acessar e processar essas informações em tempo real requer APIs que integrem com os carrinhos de compra.
  • Gateways de pagamento: Sem a integração de pagamentos, o ecossistema de chatbots se assemelham aos apps para iOS antes da Apple introduzir apps de pagamento embarcados: havia algumas experiências e usabilidades úteis, mas era difícil das marcas gerarem receita.
  • Sistemas de Inventários: Integrações garantem controle de estoque através de captura de fotos e análise e comparação de posição de produtos.

2 - Software de gerenciamento de Supply Chain

A natureza das operações de Supply Chain e Logística são voltadas para uma operação integrada, pois lidam com múltiplos departamentos, parceiros e empresas terceirizadas. Infelizmente, frequentemente essas operações envolvem diversos softwares que não se comunicam entre si. Nesse contexto as APIs são um bom caminho para estabelecer essa comunicação e fazer com que os softwares conversem entre si, e colaborar para inspirar soluções inovadoras e criativas.

Integrações para ecommerce necessárias:

  • Marketplaces: Obviamente, todas as plataformas de compras estão no topo das listas de integrações. Eles guardam informações sobre produtos, clientes, pedidos, gerenciamento de entregas, estoque, etc.
  • Transportadoras: Integrações diretas com os maiores lojistas ajudam a automatizar a maioria dos processos
  • Gateways de pagamento: Sem dúvidas, pagamentos são a faca e o queijo de qualquer negócio, e prover um meio de pagamento seguro e confiável é essencial.
  • Contabilidade: É uma parte importante de supply chain, provendo uma visão realista dos processos de logística e aspectos financeiros da companhia no geral.
  • Sistemas de gerenciamento de impostos: O gerenciamento de impostos influencia na companhia como um todo, tal como localização, realocação de atividades, e alocação de riscos. Essa integração é geralmente designada para ajudar no planejamento de impostos direcionada a operabilidade.
  • CRM: A integração de um SCM (Supply chain Management) e CRM (Customer Relationship Management) formam uma operação voltada à logística. Além disso, o negócio pode habilitar um plano mais colaborativo, preditivo e de ágil reabastecimento.

3 - Automações de Marketing

O Marketing Digital se esforça para ser individualizado e massivo ao mesmo tempo. Automações são o caminho para se fazer mais com menos esforços, e os softwares de automações de marketing são a solução. Através deles é que será possível fácil monitoramento, obter insights sobre comportamento do consumidor e comendar experiências multi canais. Diversos sistemas podem compor uma plataforma.

Integrações para ecommerce necessárias:

  • CRM: Rodar o sistema separadamente pode resultar em riscos para as rotinas de comunicação, logo, o principal ganho com essa integração é o gerenciamento de comunicação. Dessa forma, acompanhar todo o processo de comunicação com o cliente será feito de maneira muito mais consistente e mais fácil pelos usuários das automações.
  • Marketplaces: Além de todos os aspectos de uma loja online que citamos anteriormente, agregue funções de acompanhamento de desistência de compras, visitantes do seu site, e sucessos de vendas, além de enviar emails comunicando novos produtos e promoções.
  • Software de logística: O departamento de marketing poderá acompanhar os processos de entrega. Isso permitirá automatizar as atividades de envio de pesquisas de satisfação, cupons e outros feedbacks.
  • Social Media: Acompanhar tudo de perto fará com que suas campanhas sejam mais efetivas e com maior presença. Além disso, permitirá uma nutrição de leads mais efetiva e sofisticada, obtendo ganhos nas demandas de mercado para seus clientes.
  • Plataformas de anúncios: Enquanto pegar dados para abastecer seus dados é o ponto de partida, uma tarefa importante para as automações de marketing é acompanhar os KPI’s. Integrar com Google AdWords é um bom ponto para calcular ROI.

4 - Localização

Localização em eCommerces de vendas internacionais inclui traduzir e adaptar cada peça de conteúdo visível ao visitante, como nomes de produtos, descrições, categorias, gráficos, moedas locais, data e hora, etc. Localização não é um projeto pontual, requer manutenção constante e as APIs são o caminho para automatizar boa parte desses esforços, especialmente em lojistas com diversos departamentos.

Integrações para ecommerce necessárias:

  • Marketplaces: Quando escolher o software voltado para localização, checar com quais canais de vendas são utilizados.
  • Transportadoras: Nesse ponto a tradução é fundamental. Para novos territórios, lojas online precisam oferecer opçoes de transportadoras locais, e serviços de localização se for necessário.
  • Opções internacionais de pagamentos: Compradores preferem ver os preços na moeda local e também pagar através de serviços locais. Requer integração com soluções para web para pagamentos internacionais.
  • SEO Platforms: Precisam de otimização de SEO para cada língua em que irá atuar. Isso é uma importante ferramenta para aquisição de novos clientes nas novas localidades.

Conclusão

Os eCommerces são totalmente relacionados e conectados, e há uma diversidade de soluções em software para atender essas demandas. Praticamente, todas precisam estar conectadas entre si para completude do gerenciamento. As APIs cumprem com perfeição essa demanda, e apesar de terem dito que 2017 seria o ano da API Economy, certamente isso continuará num futuro próximo.

Veja também:

Por que a Indústria 4.0 e IoT precisam de APIs?Primeiros passos para uma estratégia de APIs

Obrigado pela leitura!

Voltar ao arquivo