Articles
min of reading
November 11, 2022
This post contains automatic translation

Sensedia é reconhecida como a 12ª melhor multinacional para se trabalhar no Brasil

Livia Scoz Trevisani
Culture and Engagement Analyst
Being part of Sensedia's Kombi since 2019.
More about the author

A Sensedia é, oficialmente, uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O reconhecimento veio no Great Place To Work (GPTW), onde alcançamos o 12º lugar no ranking das multinacionais com 100 a 999 colaboradores. Celebramos, também, a 16ª colocação no ranking das melhores empresas para se trabalhar no setor de Tecnologia da Informação.

Esta é a nossa primeira aparição de âmbito nacional no Ranking GPTW e a terceira consecutiva entre as melhores na área de TI.

O resultado é uma realização, mas não comemoramos apenas a classificação - e sim o que ela significa, de fato, para nós. Hoje, 93% dos nossos colaboradores, carinhosamente chamados de Sensediers, afirmam que a Sensedia é uma ótima empresa para se trabalhar. Além disso, no eNPS, que permite medirmos o nível de lealdade dos colaboradores, alcançamos uma média de 90 pontos, a maior de nossa história até aqui.

Neste cenário, conseguimos aprender através de feedbacks sobre práticas que podemos implementar e reinventar, gerando ações mais efetivas que resultam em notas ainda maiores no GPTW. Isso nos possibilita, também, pensar grande e correr atrás do que realmente nos motiva e nos faz acordar todos os dias prontos para dar nosso melhor.

E por falar sobre o que nos motiva, o momento é adequado para recordarmos tudo o que passamos e fizemos até aqui.

Tudo começa em uma Kombi

A Sensedia nasceu de uma spin-off. Nosso crescimento aconteceu conforme abraçávamos novos desafios e pudemos alcançar patamares que não imaginamos. Nos demos conta do nosso tamanho quando saímos de uma pequena salinha sem janela para uma sala maior e com claridade solar - e toda essa mudança coube dentro de uma Kombi (incluindo pessoas e objetos!).

Desde então, o veículo se tornou o nosso símbolo e foi nele que chegamos até aqui.

Quando olhamos nossa trajetória, nos orgulhamos de como nos reinventamos para estar na vanguarda do mercado, sendo muito mais que uma empresa especializada em inovação, conectividade, integração e APIs, mas um lugar que possibilita olhar para o futuro e entender o que tem acontecido de mais novo para alavancar nossos clientes.

Fazemos isso com amor, determinação e propósito e o resultado não poderia ser diferente. Obtivemos sucesso em cada uma das nossas ações e nos orgulhamos delas. É claro que o trajeto até o sucesso nem sempre foi tão bonito. Tivemos pedras no caminho, pneu de Kombi furado, em alguns momentos achamos que o combustível não iria dar conta de chegar ao final da jornada, mas no final sempre chegamos, vivos, felizes e comemorando. Já, a nossa Kombi… Ah, nossa Kombi…. Cada vez mais completa e forte. 

Peter Drucker, considerado por muitos autores o mais influente especialista em gestão de negócios, nos traz a sua famosa provocação: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. Mas, afinal, o que ele quis dizer com isso? E o que isso tem a ver com o prêmio GPTW?

A estratégia e o objetivo da Sensedia sempre foram muito claros, mas sabíamos que só seriam sustentados se houvesse pessoas certas, nos lugares certos, sendo cuidadas e desenvolvidas para que os sonhos saíssem do papel. Ainda mais, que fosse um grupo de pessoas capaz de sonhar junto.

Solidificação de uma cultura vencedora

O resultado do GPTW de 2022 não mente: 93% dos quase 1.000 colaboradores disseram que “Sim”, a Sensedia é um excelente lugar para se trabalhar, e comprovaram que a cultura realmente tem comido a estratégia no café da manhã, se fazendo forte. 

Essa jornada começa quando a Sensedia se estabelece como empresa e tem o seu manifesto como base para ações. Nosso time foi crescendo e em 2019 decidimos que era o momento de identificar quem estava conosco dentro dessa Kombi. Por isso, reunimos todos os nossos colaboradores para redesenhar o nosso manifesto. 

A partir de suas vivências, contaram o que significa ser Sensedia e, com isso, nasceram nossas 5 #s compostas por seus Dos e Dont’s. Elas nos direcionam em todas as tomadas de decisão, desde a avaliação de desempenho até o andamento de práticas realizadas dentro de cada time. O único fator inegociável para essas #s existirem era nosso Standard, desenhado pelos nossos fundadores, Kleber Bacili e Marcílio Oliveira, que diz sobre Ética, Respeito e Inclusão. 

Sabíamos o caminho a percorrer, agora era o momento de acelerar. Reestruturamos inúmeros processos para que o nosso manifesto se fizesse presente, redesenhamos o papel do time de People como Advisor e parceiro dos gestores e começamos com o processo de eNPS, que possibilita resultados de pulso, mais rápidos e pontuais para ações imediatas. 

Lembra quando eu falei que o pneu da Kombi às vezes furava e parecia que o combustível iria acabar? Pois é! Nosso primeiro eNPS, lá em 2018, fechou com menos de 50 pontos e entendemos que ali era a fonte de melhoria.

Desenhamos programas e processos, redesenhamos, fizemos análises e implementamos melhoria contínua, aposentamos e requisitamos ideias. Tudo isso vindo de bench e análises diretas dos colaboradores, seja através de pesquisa de clima (como GPTW e eNPS), gestores ou BPs, os Business Partners.

#ThinkBig é a # que mais nos desafia, porque sempre acreditamos que há espaço para explorar mais e mais. Frente a essas ações e movimentos feitos pela estratégia da Sensedia (como a ampliação do nosso escopo para sermos Open) ou pelo cenário mundial (consolidação do trabalho remoto por conta da Covid-19), continuamos fazendo o que sempre fizemos: nos reinventar e encontrar esses novos desafios como possibilidade de melhoria.

Novos projetos foram criados, como o WellBeing, que visa a cultura de bem estar físico e psicológico para todos os colaboradores. Outros projetos foram revisitados, como o programa Kombined, onde os colaboradores indicam amigos e familiares para fazer parte dessa Kombi e ainda recebem bonificação por essas indicações. Outros programas ganharam força, como o PertenSer, que fala sobre diversidade e inclusão.

Com esse viés, tivemos a média de 40 projetos/iniciativas por ano. O que possibilita que a Sensedia se modifique conforme a sua necessidade, esteja sempre aderente à sua cultura e atenda às necessidades dos colaboradores.

Com muito orgulho levantamos esses resultados, com a certeza de que uma longa estrada, voltada para o cuidado com o colaborador, está à nossa frente!

Que venham os próximos anos, novos desafios e possibilidades!

Thanks for reading!