Você já deve ter notado que, com o passar dos anos, o mercado ficou cada vez mais competitivo e acelerado em busca de inovações. Devido às mudanças no comportamento dos consumidores, as empresas buscam formas modernas de fornecer uma jornada de relacionamento fluida e, principalmente, integrada de ponta a ponta.
No setor de utilities, o cenário não é diferente - se levarmos em consideração o quão essenciais são esses serviços, a necessidade de oferecer uma experiência multicanal ao seu consumidor é latente.
É neste momento que começamos a falar sobre a estratégia omnichannel, um assunto já conhecido pelo mercado, mas que tem se mantido relevante como nunca.
Neste artigo, discutiremos os benefícios e desafios do omnichannel no setor de utilities e como as empresas podem implementar com sucesso uma estratégia via APIs para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional.
Imagine que o cliente de uma empresa de saneamento básico tenha uma dúvida sobre sua fatura. Em um cenário sem omnichannel, ele terá poucos canais para encontrar o que procura. Talvez precise ligar para a central de relacionamento ou enviar um e-mail. O que, convenhamos, é um processo moroso.
Com uma estratégia omnichannel, essa jornada se torna infinitamente mais fácil e rápida, tanto para o cliente quanto para a empresa. Afinal, para esclarecer a dúvida sobre a fatura, o consumidor poderá escolher inúmeras opções: telefone e e-mail aparecem novamente, mas juntam-se a eles o aplicativo mobile, site, chat online, WhatsApp, SMS e por aí vai.
O processo é simplificado, pois a fatura pode ser consultada com poucas etapas. Basta um número de CPF e, talvez, uma pergunta de verificação de segurança e pronto, a informação está ali e ele não precisou esperar no telefone, tampouco aguardar dias úteis para receber um e-mail.
“Ah, mas é possível acessar o site da empresa e consultar?”. Sim, mas, com omnichannel, basta um smartphone nas mãos e de qualquer lugar ele terá a informação que precisar.
Outro ponto importante é o fato de tudo estar conectado e integrado. A experiência do cliente é integrada e consistente em todos esses canais de atendimento. Por exemplo, se o cliente começou uma conversa pelo chat online, ele poderia continuar a conversa por e-mail ou telefone sem precisar explicar toda a situação novamente.
Além disso, a empresa pode usar dados coletados em todos os canais para personalizar a experiência e oferecer soluções mais adequadas às suas necessidades.
Toda essa integração acontece graças às APIs (Application Programming Interfaces), que são as responsáveis por permitir que diferentes sistemas se comuniquem e compartilhem informações entre si.
Isso permite às empresas de utilities coletar dados e informações de diferentes canais e usá-los para criar uma visão holística do cliente, fornecendo uma experiência consistente em todos os canais.
Além disso, as APIs permitem que as empresas integrem serviços de terceiros, como pagamento, envio e rastreamento em sua plataforma omnichannel, o que pode ajudar a aprimorar a experiência e aumentar a eficiência operacional.
Quanto mais canais, maior é o fluxo de informações que trafegam pelas APIs. Neste caso, um facilitador é o uso de um API Management, que permite gerenciar e orquestrar esse fluxo de dados entre diferentes sistemas. Clique aqui e entenda melhor.
Falamos da importância do omnichannel no setor de utilities e vimos como as APIs habilitam essa integração entre todos os canais de atendimento. Agora, vamos listar os 5 benefícios que uma empresa terá ao adotar esta estratégia em suas operações.
A Energisa é uma empresa que entendeu como as APIs são essenciais não só para alavancar a tecnologia, mas, principalmente, os negócios. O player de energia pôde reestruturar seus canais digitais, atingindo milhares de usuários mensalmente.