Digital Transformation
13
min of reading
April 28, 2023
This post contains automatic translation

API Management: mais eficiência e segurança aos dados de IoT no setor de utilities

Willian Pereira
Content and Communication Analyst
Journalist and content creator for websites, blogs, social media and other digital channels.
More about the author

A Internet das Coisas (IoT) tem transformado a forma como as empresas de utilities coletam, gerenciam e usam dados. Com a crescente adoção de sensores, dispositivos e soluções de IoT, os players do setor têm lidado com um grande volume de informações sobre os consumos de energia, água e gás, níveis de reservatórios, qualidade do ar e muitos outros.

Com toda essa quantidade de dados trafegados entre os sensores, o desafio para as empresas de utilities está em gerenciar tais informações de forma segura, eficiente e escalável - e muitas delas têm encontrado em um API Management a solução perfeita para ajudá-las a lidar com a IoT de maneira mais eficaz.

Neste artigo você vai entender tópicos como:

  • O cenário de IoT no Brasil;
  • O uso de API Management para melhorar a segurança dos dados;
  • O aumento da eficiência e escalabilidade da infraestrutura;
  • Transformar dispositivos IoT em agentes inteligentes;
  • Fornecer insights valiosos para aprimorar a tomada de decisões.

Boa leitura!

O cenário IoT no setor de utilities

No Brasil, a IoT já é uma realidade. O IoT Snapshot 2022, relatório feito pela Logicalis, mostrou que 57% das empresas do país já possuem ao menos uma iniciativa de IoT.

Ao olharmos especificamente para o setor de utilities, a fatia de aderência é ainda maior. A pesquisa “Panorama de IoT em Utilities”, de 2022, feita pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), revelou que 70% das empresas entrevistadas já estavam em etapa de avaliação, projeto piloto ou de implementação de iniciativas de IoT.

O estudo também apresenta outros pontos importantes aos quais a indústria de serviços essenciais tem se atentado:

  • 67% apontaram a segurança como um fator importante na maior parte ou em todas as iniciativas de IoT;
  • 65% das empresas têm como prioridade a melhoria na qualidade do serviço prestado;
  • 57% delas buscam a redução de custos operacionais.

Com base nessas informações, é aqui que introduzimos o API Management no tema, que passa a ser um aliado extremamente importante para um setor que busca tirar o máximo proveito de suas estratégias IoT.

O que é um API Management e qual o seu papel na IoT

Um API Management é uma plataforma para gerenciar, proteger e analisar todas as suas APIs. Neste caso, ele será o responsável por garantir o perfeito funcionamento da comunicação entre todos os seus dispositivos conectados ao seu ecossistema, que é feita via APIs. 

Exemplo prático: uma empresa de saneamento básico pode usar APIs para conectar sensores IoT espalhados por toda a cidade para monitorar a qualidade da água e alertar em caso de vazamentos. Neste caso, o API Management possui recursos que vão ajudar a garantir que essas APIs estejam seguras e protegidas contra ameaças externas, além de fornecer recursos como monitoramento e análise de dados de uso para identificar problemas e melhorar o desempenho.

É justamente sobre esses recursos que nós precisamos falar.

O uso de um API Gateway

Uma das features de um API Management é o API Gateway, um padrão de arquitetura de software que atua como um ponto de entrada para uma ou mais APIs e fornece uma interface de comunicação para dispositivos conectados, permitindo que eles troquem dados e se integrem a outros sistemas e aplicativos.

Para exemplificar, imagine um player de energia elétrica que precisa implementar uma rede de sensores IoT visando monitorar o consumo de energia em diferentes áreas de uma cidade. A função desses sensores é coletar os dados de consumo de energia e, em seguida, enviar para a nuvem, por exemplo, onde seriam armazenados e analisados.

Para garantir que esses dados possam ser processados ​​com eficiência e segurança, essa empresa de energia usa um API Gateway como ponto de entrada para a nuvem, que gerencia o tráfego de entrada e saída dos dados da IoT.

O API Gateway pode ser configurado para rotear os dados do sensor para os serviços de nuvem apropriados, como o serviço de armazenamento e análise de dados. Isso garante que todo esse fluxo de informações seja processado ​​com eficiência, reduzindo a carga nos recursos da nuvem e evitando falhas no sistema.

Transformando dispositivos IoT em agentes inteligentes com Flexible Actions

Para aprimorar ainda mais essa experiência digital em suas operações e alcançar níveis de maturidade mais avançados, é possível ir um pouco mais além de apenas um API Gateway.

Para criar maior agilidade ao automatizar fluxos de trabalho específicos, com o intuito de lidar com as condições que surgem na rede IoT, uma ferramenta de Flexible Actions pode ser extremamente útil, especialmente em um setor como utilities.

Para facilitar o entendimento, imagine novamente o player de energia elétrica usado no exemplo anterior de um API Gateway. Mas, agora, o cenário envolve o uso também de um Flexible Actions:

  • Disparo de alertas: com o Flexible Actions, a empresa configura a solução para monitorar seus dispositivos de medição de energia elétrica e acionar alertas quando ocorrerem eventos importantes, como falhas na rede elétrica, quedas de energia em áreas específicas ou sobrecargas de demanda.
  • Automação de processos: também pode ser usado para automatizar processos em tempo real, como a leitura e análise dos dados dos medidores, agendamento de manutenção preventiva de transformadores ou ações para lidar com problemas de interrupção no fornecimento de energia em regiões específicas.
  • Análise de dados em tempo real: o Flexible Actions pode ser usado para analisar os dados gerados pelos dispositivos de medição de energia elétrica em tempo real e acionar ações específicas com base nos insights obtidos. Isso pode ajudar a prever demandas futuras de energia elétrica, detectar problemas na rede antes que eles se tornem críticos e melhorar a eficiência dos processos de gerenciamento de energia.

Resumindo, é a busca por simplificar a complexidade de gerenciamento de dispositivos IoT, oferecendo segurança e privacidade aos dados transmitidos e melhorando a interoperabilidade e a escalabilidade do seu sistema.

A Sensedia possui um API Management que pode apoiar a sua estratégia em IoT. Alguns de nossos clientes do setor de utilities já identificaram como a plataforma pode ser valiosa, seja para seus dispositivos IoT ou suas estratégias digitais.

Clique aqui e entenda melhor.

subscribe to our newsletter with exclusive content.

Click and join the Sensedia News!

Click and join the Sensedia News!

Click and join the Sensedia News!

Thanks for reading!