Indústria Farmacêutica
1
min of reading
November 16, 2022

A modernização no setor farmacêutico habilitada por APIs

Willian Pereira
Content and Communication Analyst
Journalist and content creator for websites, blogs, social media and other digital channels.
More about the author

A indústria farmacêutica vive um momento decisivo para sua maturidade tecnológica.. Com ações já visando a Pharma 4.0, conceito que abrange a adoção de inovações como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) em seus processos, o setor volta seus olhares para arquiteturas modernas e estratégias de integração capazes de impulsionar os negócios e definir rumos competitivos.

De acordo com dados da consultoria IQVIA, até 2021 o Brasil contava com 349 empresas farmacêuticas, que foram responsáveis por movimentar mais de R$ 88 bilhões durante o ano - 14,21% a mais em relação a 2020.

Além de lucrativo, o setor farmacêutico também é um dos que mais cresce, não apenas no país, mas em todo o planeta. Segundo estudo da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil deve fechar 2022 como o 5º maior mercado farmacêutico do mundo.

Tudo isso demonstra o poder de geração de riqueza e circulação de capital que o setor industrial possui.

Uso de uma estratégia omnichannel nas vendas B2B

Com a inevitável digitalização de toda a indústria durante a pandemia, as empresas do setor farmacêutico viram no varejo online uma via fundamental e que, definitivamente, se tornou um caminho sem volta.

O e-commerce B2B se tornou um modelo de negócio rentável para os grandes e pequenos negócios do setor. Nos Estados Unidos, por exemplo, já movimenta mais de US$ 1 trilhão por ano, receita maior que as vendas digitais no B2C.

No Brasil não é diferente e o motivo é simples: alcance geográfico consideravelmente maior e de maneira mais fácil - locais onde um representante comercial jamais pensou em estar. Para o cliente, é a possibilidade de ter inúmeros e variados medicamentos de empresas de todo o país.

Além do site, as empresas do setor também podem - e devem - se beneficiar de uma boa estratégia de omnichannel, para oferecer ao cliente uma experiência integrada e única, independentemente de qual canal ele usar.

Para isso, é fundamental que todo o processo de integração não sofra com gargalos indesejáveis, como sistemas legados, e que todos esses canais digitais conversem entre si em perfeita harmonia. 

Necessidade de modernização de legados e integração de sistemas

A indústria farmacêutica lida com inúmeros dados e processos, desde formulações de ingredientes para matéria-prima passando por rastreamento de pedidos até a entrega. Neste cenário, destravar toda essa complexidade e oferecer etapas e monitoramento cada vez mais integrados é, de fato, um desafio a ser superado.

Muito embora a transformação digital tenha sido acelerada devido à pandemia, muitas farmacêuticas ainda contam com arquiteturas complexas e sistemas legados, que são críticos ao negócio justamente por apresentarem dificuldades de evolução.

Leia também: 4 cenários para modernizar sua SOA

Entretanto, a realidade atual é que as empresas precisam trabalhar com novas tecnologias, conectar parceiros B2B, aplicações, dispositivos e os novos canais digitais de maneira segura e estável. Tudo devidamente integrado para promover inovação, melhor experiência de compra e, claro, enfrentar a concorrência.

Esta integração entre sistemas legados e novas plataformas requer a criação de conectores para protocolos e padrões mais modernos. Para facilitar estas integrações, soluções como o Sensedia Connectors possibilita às farmacêuticas conexões a diversos protocolos e formatos de dados, disponibilizando um catálogo de conectores built-in e um framework para criar conectores. Clique aqui para entender melhor este tema.

Como as APIs habilitam o digital no setor farmacêutico

Como em todas as camadas de mercado da sociedade, as APIs também ocupam um importante papel na indústria farmacêutica. São elas um meio padronizado e agnóstico para fazer integrações entre aplicações, dispositivos e ecossistemas empresariais, de forma ágil e escalável, com a possibilidade de aplicar mecanismos de segurança e monitoramento.

Esta integração simplificada e monitorada reduz os custos de suporte, agiliza a resolução de eventuais problemas e fornece informações sobre o funcionamento das empresas. Além disso, a capacidade das APIs em combinar recursos de diferentes elementos as coloca como facilitadoras fundamentais para a transformação digital no setor farmacêutico, favorecendo a inovação e novos modelos de negócio, como as vendas digitais.

O uso de APIs inserido em uma plataforma completa de API Management pode elevar ainda mais o nível competitivo de uma empresa da indústria farmacêutica. Afinal, essa combinação oferece características chave como escalabilidade (vertical/horizontal e auto scaling), suporte para criação de APIs, mecanismos de segurança e autenticação, Portal para Desenvolvedores, ambiente de testes, painéis de controle e monitoramento de integrações e serviços.

Assista: Case SulAmérica - Transformação Digital através de APIs

Trata-se de uma decisão estratégica necessária e que traz benefícios tecnológicos e de negócios, entres eles:

  • Visão em tempo real dos indicadores técnicos e de parceiros B2B
  • Registros completos de chamadas
  • Mecanismos de segurança e autenticação
  • Governança: autenticações, dependências, versionamento, implantações, etc.
  • Integração com novas tecnologias via APIs (AI + Analytics, IoT, Blockchain, etc.);
  • Composição de novos produtos e sua disposição em outros canais, jornadas, interfaces, dispositivos;
  • Possibilidade de realizar iniciativas de inovação aberta e hackathons;
  • Painel de controle de negócios em tempo real;
  • Integração ágil e monitorada com ferramentas AI/Big Data via APIs;
  • Omnichannel: os serviços podem ser acessados através de APIs por diferentes interfaces, aplicativos e dispositivos.

Reconhecida pela Forrester Wave como líder em soluções de gerenciamento de API, a Sensedia é a parceira ideal para a indústria farmacêutica: combina toda a expertise em APIs com uma solução completa e serviços de consultoria, capaz de acompanhar toda a jornada digital de uma empresa do setor. Clique aqui e saiba como.

Thanks for reading!