APIs
7
min of reading
June 3, 2022

3 formas de adotar estratégias de APIs em Telecom e o impacto para as equipes de negócio e tecnologia

Joana França
Market Intelligence Analyst
Atualmente trabalha como Analista de Inteligência de Mercado na Sensedia.
More about the author

Diversos setores já adotam ou possuem planos para adotar estratégias de APIs. Financeiro, educacional, seguros, varejo e saúde são os principais exemplos de segmentos que viram as APIs como ferramentas chave para alavancar novos modelos de negócio ou ainda ajudá-los em suas demandas de integração e digitalização. 

Ainda que a passos mais tímidos, telecomunicações (ou telco e telecom) têm demonstrado interesse por assuntos relacionados à integração via APIs, devido ao aumento das demandas de seus clientes por jornadas digitais, ou ainda a dores ligadas à quebra de legados e migrações para a nuvem. 

A seguir você verá as 3 principais tendências do uso de APIs em telecom:

1- Melhor uso de dados e otimização de canais digitais 

Diariamente, as empresas de telecom coletam grande volume de dados sobre o comportamento de seus clientes, que posteriormente serão usados para compor campanhas e estratégias de marketing. Mesmo com o uso limitado, em um primeiro momento, tais informações, através das APIs, proporcionam insumos mais assertivos para as equipes internas de desenvolvimento durante a criação de aplicativos que inovam a jornada digital das telcos. Esta dinâmica contribui diretamente na aquisição e sustentação da carteira de clientes. 

O termo "omnichannel" deixou de ser familiar apenas no varejo e passou a ser pauta recorrente nas demais áreas do mercado. O setor de telecom é um exemplo disso. Dentro dessa vertente, existe o desejo de captar e manter seus clientes com um atendimento único e independente do meio, seja sua jornada pelo telefone fixo, celular, site, loja física ou aplicativo. Por isso, desafios ligados ao tradicionalismo e presença de diferentes sistemas legados não podem ser gargalos para que as telecoms disponibilizem variados canais de atendimento para os seus consumidores. Porém, mais do que apenas multicanais, é necessário que esses canais tenham integração e possam conversar entre si, desafio que pode ser vencido e habilitado com o apoio das APIs. 

Quer saber mais? Conheça o API Adoption Roadmap, um guia que irá ajudá-lo nas suas estratégias para a adoção de APIs.

Clique aqui e faça o download.

2- Criação de novos modelos de negócio através de Ecossistemas de Parceiros 

“Ecossistema” não é mais uma palavra usada apenas por profissionais e estudiosos do ramo de biologia. O termo já é bastante utilizado nas áreas de tecnologia e inovação e representa a capacidade de trabalhar em conjunto com diferentes players do mercado, que podem, ou não, fazer parte do seu modelo de negócio. 

Mais do que fomentar a competitividade, os ecossistemas permitem a criação de produtos e serviços antes não analisados ou sequer imaginados. Atualmente, um dos modelos mais conhecidos de ecossistema são os marketplaces, conceito que já encontra espaço no universo das telcos. 

Empresas de telecom têm a oportunidade de fazer parte de ecossistemas de parceiros disponibilizando ou consumindo APIs de terceiros, o que consequentemente culmina na criação de novos modelos de negócio. O resultado disso pode ser visto na geração de receita adicional e no aumento da sua carteira de clientes

Esta disponibilização de APIs pode ser feita através de um Portal de Desenvolvedores (Dev Portal), onde deverá constar toda a documentação e especificação das APIs. Através da sua oferta de Developer Experience, a Sensedia ajuda seus clientes a embarcar nos desafios de ecossistemas. 

A Netshoes é um dos nossos parceiros nesse modelo de jornada. Clique aqui e conheça essa história de sucesso.

Imagine, por exemplo, que através de uma API disponibilizada por uma agência de viagens, você consiga aumentar a sua receita através de clientes que precisam de upgrades em planos de telefonia ao chegarem em seu destino de férias. As possibilidades são incontáveis. 

3- Adoção do 5G e Ecossistemas Abertos 

O ano de 2022 marca a chegada do 5G no Brasil. Desde o final de 2021, quando a Anatel iniciou o leilão da internet móvel de quinta geração, as telcos se preparam para esta grande mudança no mercado. Mais do que apenas uma estrutura robusta de conectividade, o 5G trata-se de uma plataforma programável com o intuito de criar novas aplicações a partir da colaboração. 

Para que esta colaboração seja efetiva, será necessário acesso a serviços e funcionalidades de redes expostas, possível através das APIs. Neste caso, a plataforma da Sensedia pode apoiar as operadoras de telecom ao providenciar um ecossistema de parceiros, onde poderão ser construídas aplicações baseadas no 5G.

Os ganhos trazidos pela abertura das APIs no cenário do 5G são evidentes. Contudo, trazem consigo uma preocupação que é colocada no radar dos times de tecnologia das telcos: a segurança dessas APIs. Em estudos realizados ao redor do mundo e no Brasil pela F5, empresa norte-americana focada em serviços e consultorias de TI, ficou evidenciado que, dentre as 68 operadoras pesquisadas, 71%  já estão utilizando ou se preparando para implementar soluções de proteção das APIs em 2022. Mas, para isso, a cultura do uso das APIs ainda precisa ganhar maturidade nas telecoms, principalmente entre as empresas brasileiras. 

Um parceiro reconhecido no mercado de API Management faz toda a diferença 

Vimos que no mundo das telecomunicações as APIs têm tomado mais espaço, porém, embarcar nesta jornada não é uma tarefa fácil e exige atenção dos times de tecnologia das operadoras. Ecossistemas de parceiros, jornadas digitais e apoio nas estratégias de omnichannel são assuntos que fazem parte do cotidiano dos experts da Sensedia, além, claro, de contarmos com uma solução que atende de ponta a ponta o ciclo de vida das suas APIs. 

A Algar Telecom, uma das maiores operadoras do país, conta com a ajuda da plataforma de gerenciamento de APIs da Sensedia para reduzir custos e entregar experiência digital para seus clientes durante a aquisição de seus produtos e serviços. 

Você já possui ou tem planos de iniciar a sua jornada digital utilizando APIs e ainda têm dúvidas em como escalar os seus negócios?

Fale com um dos nossos especialistas!

Thanks for reading!